Zoo japonês investiga morte por envenenamento de 31 esquilos

O jardim zoológico acredita que a morte foi acidental e garante que os medicamentos antiparasitários foram utilizados nas doses correctas. Um dos 40 animais teve morte súbita.

Foto
Morreram 31 dos 40 esquilos-japoneses Sammy Wong/Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:21

Um jardim zoológico de Tóquio, no Japão, lançou uma investigação para apurar as causas da morte, alegadamente acidental, de 31 dos 40 esquilos-japoneses do parque. Os animais tinham sido tratados com medicamentos antiparasitários antes de morrerem.

Em comunicado, o Inokashira Park Zoo destaca que não é a primeira vez que os animais recebem o tratamento para eliminar parasitas que possam estar alojados na superfície do pêlo e que as doses administradas foram as correctas. No entanto, reconheceu que “a possibilidade de envenenamento induzido pelo medicamento não pode ser negada”.

Os esquilos foram tratados no dia 4 de Dezembro com três fármacos diferentes que já haviam sido utilizados anteriormente. Ao mesmo tempo, os ninhos e gaiolas foram pulverizados com insecticida. Depois de terem sido devolvidos aos locais onde vivem, um dos animais teve morte súbita e, até esta segunda-feira, dia 11 de Dezembro, morreram mais 30 destes roedores.

“Estamos actualmente a investigar a causa das mortes e a observar as condições dos indivíduos sobreviventes”, lê-se no comunicado.

O zoo diz ainda que os corpos dos animais foram analisados. Neste momento, esperam-se os resultados sobre a causa da morte. Os ninhos também foram limpos e examinados e os esquilos que sobreviveram estiveram em observação e foram, entretanto, devolvidos ao zoológico.

Sugerir correcção
Comentar