Turismo do Algarve espera atingir os 20 milhões de dormidas até ao fim do ano

Festas de passagem de ano, feiras de Natal e os fins-de-semana prolongados permitem antever uma ocupação “muito boa” no turismo do Algarve. Deve subir em relação a 2022.

Foto
A Região de Turismo do Algarve tem uma expectativa "muito positiva" para o "réveillon" algarvio Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
03:05

A perspectiva da Região de Turismo do Algarve (RTA) para a ocupação hoteleira na região na passagem de ano é “muito boa” e deve acompanhar a tendência positiva ao longo de 2023, disse esta quinta-feira, 7 de Dezembro, à Lusa o seu presidente. Dentro daquilo que são reservas já efectuadas, mas também a expectativa de reservas de última hora, a perspectiva é muito boa, afirmou André Gomes, que acredita que, até ao final do ano, o Algarve vai atingir os 20 milhões de dormidas.

Ainda que a mais de três semanas de distância, e sem dados rigorosos sobre reservas, o dirigente abordou, em declarações à Lusa, a expectativa muito positiva para o réveillon algarvio face ao feedback recolhido junto das associações representativas do sector e de alguns hoteleiros.

Alguns agentes disseram que trabalharam muito bem este período de final de ano. Na semana passada, estive com um ou dois hoteleiros e um deles, por exemplo, dizia-me que estava completamente cheio já para o fim de ano, disse o presidente do Turismo do Algarve.

Esta expectativa, acrescentou, existe igualmente devido à boa afluência do mercado nacional que o sector hoteleiro algarvio já registou no feriado de 1 de Dezembro, no primeiro de quatro fins-de-semana prolongados ao longo do mês. Começou logo no início do mês e até ao final do mês temos, salvo erro, quatro fins-de-semana prolongados, por conta dos feriados e das festas. E isto, de facto, é aquela oportunidade que nós temos referido muitas vezes que faz com que os turistas nacionais venham para o Algarve, sublinhou André Gomes.

A procura do mercado nacional é mais forte e mais premente no período festivo, ainda que muito sujeita a marcações de última hora, tendo em conta o clima e as motivações de visita proporcionadas por hotelaria e autarquias, considerou. O responsável destacou Portimão e Albufeira entre as principais motivações de visita, com aldeias de Natal, animação para crianças e um sem-número de iniciativas.

Outros municípios apresentam uma oferta tradicional relacionada com o fim de ano e Natal, como o presépio de Vila Real de Santo António, e um presépio de sal, em Castro Marim, exemplificou. Está igualmente previsto um concerto da Orquestra do Algarve, com o maestro Martim Sousa Tavares, na zona de chegadas do Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, no dia 21 de Dezembro, com entrada livre.

Além dos mercados estrangeiros emissores habituais, como o britânico e o irlandês, André Gomes frisou que o Algarve regista um crescimento muito grande dos mercados norte-americano, italiano e francês, que deverá continuar a ter sequência na época festiva.

Perante estes dados, o responsável acredita que a ocupação hoteleira no Algarve na passagem de ano vai subir em comparação com o ano passado, acompanhando o nível de crescimento verificado entre Janeiro e Outubro de 2023. Durante aquele período, o Algarve registou mais hóspedes (mais 7,2%), mais dormidas (mais 6,1%) e mais proveitos globais (11%) do que no período homólogo de 2022.

Estamos perto de chegar à fasquia dos 20 milhões de dormidas e eu estou em crer que, até final do ano, vamos atingir esse número, fazendo deste o melhor ano de sempre em termos turísticos na região, concluiu o presidente da RTA.

Sugerir correcção
Comentar