O império dos Karlsen nasceu com o bacalhau

Não é uma vida fácil, a de quem pesca e transforma o bacalhau. Na Noruega, há famílias que o fazem há gerações e, desde cedo, os mais novos são convidados a mergulhar na cultura da sua terra.

Foto
Foi na ilha de Husoy que se desenvolveu o negócio dos Karlsen Trygve Espejord
Ouça este artigo
00:00
07:07

Quando, aos 15 anos, Rita Karlsen saiu da ilha de Husoy, mesmo a norte da Noruega, a quase dois mil quilómetros de Oslo, imaginou que ia estudar para a cidade e que não voltaria. Mas, menos de uma década depois, ali estava, de volta à ilha onde o avô e o tio-avô compraram uma fábrica penhorada de transformação de pescado, sobretudo bacalhau, onde construíram a primeira casa da família e onde, pouco a pouco, fundaram um império, dos barcos de pesca à transformação, da exportação ao retalho e, mais recentemente, à construção e venda de imobiliário. Actualmente, Rita Karlsen é a directora da holding Brodrene Karlsen e tem a certeza de que esta perdurará na família. A geração seguinte já está envolvida, dando como exemplo o seu filho: é pescador.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar