Tratamento preventivo para o VIH estará disponível fora dos hospitais em 2024

Vontade de alargar o acesso à medicação preventiva do VIH já tinha sido anunciada há um ano pelo Ministério da Saúde, mas vai avançar definitivamente no primeiro trimestre do próximo ano.

Foto
O medicamento está disponível em Portugal desde 2018, mas só através dos hospitais Sebastião Almeida
Ouça este artigo
00:00
06:15

O acesso à profilaxia pré-exposição (Prep), um comprimido que previne a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (VIH), fora dos hospitais será possível a partir do próximo ano. A disponibilização deste medicamento de toma diária ou intermitente para a prevenção da infecção pelo VIH estava dependente de uma consulta em hospital, mas ficará agora disponível noutros contextos, como as consultas com médicos de família em centros de saúde ou organizações comunitárias. A portaria será publicada em Diário da República nos próximos dias. “Queremos que no primeiro trimestre do próximo ano [esta medida] esteja implementada”, confirmou a secretário de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários