Em antítese à vida atribulada no centro do Porto, nasceu um refúgio dentro do hotel Le Monumental Palace. O Grand Bleu Spa, que abriu portas nesta quarta-feira, pretende ser um ambiente descontraído, que lembra o oceano e que pretende proporcionar experiências únicas de bem-estar. Depois da enorme entrada do Le Monumental Palace, com o restaurante Yakuza by Olivier à esquerda, dirigimo-nos para o elevador. No piso -1, tudo muda. A maior dificuldade? Não ficar automaticamente relaxado, já que as tonalidades de azul e a música, sob curadoria da Rádio Nova, nos fazem sentir debaixo de água.
Ao chegar, é possível desfrutar do immunity blend, uma infusão pensada para esta altura do ano, para um reforço do sistema imunitário, feita pela marca de chás portuguesa Infusões com História. À frente da recepção do spa, os olhares voltam-se automaticamente para a Acqua Area, uma zona que oferece sauna e banho turco, mas o ex-libris é a piscina de água aquecida, cujo padrão da parede reflecte no tecto, imitando as ondas do mar.
Nos corredores há balneários, equipados com robes e chinelos, bem como uma boutique com produtos seleccionados. Os tratamentos ocorrem em três salas: a Bonheur (felicidade), Joie (alegria) e Équilibre (equilíbrio), sendo nesta última que podem ser feitos tratamentos a dois.
São duas as marcas de luxo que se associaram ao novo spa: a germânica Augustinus Bader e a portuguesa Ignae. Irene Palos, representante da Augustinus Bader na Península Ibérica, revela ao PÚBLICO a história da marca que é reconhecida por celebridades como Kim Kardashian e Victoria Beckham . “O professor Augustinus Bader é um cientista biomédico alemão e um dos nomes mais reconhecidos no campo da biologia celular e da medicina regenerativa. Foi em 2008 que criou um gel para lesões da pele, que tinha como objectivo curar traumas de pele sem recorrer a cirurgia”, conta.
Nenhum produto da Augustinus Bader (de cara, corpo ou cabelo) tem fragrância, por isso, é adequado para peles sensíveis. Com a fórmula TFC8 patenteada, que procura a lesão ou sinal de envelhecimento na pele e actua directamente sobre a mesma, há um conjunto de produtos que arrecada fãs: The Light Cream, The Cream e The Rich Cream (o rei das vendas, diz Irene Palos) são opções para todos os tipos de pele, focados numa hidratação intensa. A marca, que em Portugal só está neste e no spa do Palácio Príncipe Real Hotel, em Lisboa, tem um tratamento de assinatura, o Body Experience by Augustinus Bader, com a duração de 1h30 (230€).
Coube a Miguel Pombo, o fundador da Ignae apresentar a marca. “Em 2009, trabalhava na Bélgica e era responsável de assuntos regulatório de uma empresa que trabalhava para várias marcas de cosmética e farmacêutica. Não há coisa mais desagradável do que acompanhar assuntos regulatórios, mas fez-me entender mais sobre os componentes usados nos produtos”, explica, acrescentando que descobriu nos Açores muitos dos ingredientes que podiam fazer parte de uma marca cosmética. “Fui percebendo mais sobre o assunto e cheguei a uma conclusão: águas termais (como tem a Vichy, a La Roche Posay), activos de camélia (como usam a Dior e a Chanel), exfoliantes de areia negra (como lançou na altura a MAC Cosmetics) são tudo ingredientes que estão nos Açores, de onde venho, e aí decidi voltar, porque vi potencial. Os Açores são, de facto, um lugar exótico.”
Um dos tratamentos Ignae usa o Blue Light Serum, um sérum de protecção contra dois factores com os quais a nossa pele contacta cada vez mais: a poluição atmosférica e a luz azul dos ecrãs. O tratamento chama-se Digital Detox by Ignae, dura 1h30 (230€).
Exclusivos das duas marcas existem, ainda, os tratamentos faciais: Fundamental Experience by Augustinus Bader (1h, 160€), Ultimate Experience by Augustinus Bader (1h30, 190€) e a Age Defying Facial by Ignae (1h, 60€; 1h30, 190€).
No total, o menu do Grand Bleu contempla seis tratamentos assinatura, um deles pensado para grávidas; sete massagens, três faciais (de parceria), massagens próprias para crianças (como a Super Hero Massage ou a Royalty Escape), cinco tratamentos expresso (rápidos) e alguns tratamentos estéticos, como manicure ou depilação, apenas sob pedido.
Os hóspedes podem aproveitar o spa de segunda-feira a domingo das 10h às 20h, quem não está hospedado até às 15h30. Os preços vão dos 40€ (para o uso da Acqua Area, por 1h, para externos) aos 300€ (caso do Casulo de Doçura, para dois adultos e uma criança, com direito a uma massagem Revive para os pais, uma massagem de corpo inteiro para os mais novos, 1h de Area Acqua, uma cerimónia de chá e um “momento doce do chefe” Julien Montbabut). Todos os tratamentos podem ainda ser combinados com momentos gastronómicos, aproveitando a ligação do hotel ao Yakuza by Olivier e ao chefe estrelado Julien Montbabut.
Texto editado por Bárbara Wong