“Pai” do ChatGPT foi despedido na sexta-feira, mas já se fala no regresso. O que se passa na OpenAI?

O líder da OpenAI, Sam Altman, foi afastado da empresa pela administração. Agora, querem-no de volta. Quem é Altman? E o que se passa na empresa do ChatGPT? O PÚBLICO tem um Perguntas e Respostas.

Foto
Sam Altman foi despedido na sexta-feira Reuters/CARLOS BARRIA
Ouça este artigo
00:00
10:07

O "pai" do ChatGPT, Sam Altman, foi afastado da liderança da OpenAI, empresa que ajudou a fundar, pelo actual conselho de administração (CA). O despedimento do presidente executivo, que foi anunciado na sexta-feira, surpreendeu a comunidade de inteligência artificial (IA). Ao longo do último ano, Altman tornou-se numa das figuras-chave da área, com o lançamento do ChatGPT, o chatbot ​da OpenAI que mostrou o potencial de criar programas informáticos capazes de compreender e responder aos pedidos de humanos em contexto de conversa. Era frequente ver Altman a participar em discussões sobre o futuro da IA e a importância de regular a tecnologia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários