Correio da Manhã e CMTV elegem primeiro Conselho de Redacção conjunto

O Conselho de Redacção eleito destacou a defesa do “valor absoluto da notícia” e “a necessária independência da actividade jornalística perante todas as formas de poder”.

Foto
Accionistas aprovaram no final de Outubro a venda da Cofina Media aos quadros da empresa adriano miranda

O Correio da Manhã e a CMTV elegeram o seu primeiro Conselho de Redacção conjunto, depois de uma eleição em que participaram 114 jornalistas, segundo um comunicado a que a Lusa teve acesso.

Na nota, o Correio da Manhã e a CMTV indicaram que elegeram "o seu primeiro Conselho de Redacção conjunto", tendo participado na eleição "114 jornalistas profissionais que escolheram a Lista A composta por Paulo Fonte (Carteira Profissional nº 808), Miguel Alexandre Ganhão (Carteira Profissional nº 1562), Octávio Lopes (Carteira Profissional nº 1064), Vítor Mota (Carteira Profissional nº 4890) e Raquel Oliveira (Carteira Profissional nº 799), como elementos efectivos".

A lista inclui ainda "Sérgio Almeida Vitorino (Carteira Profissional nº 3377), Rui Pedro Vieira (Carteira Profissional nº 4413) e Duarte Faria (Carteira Profissional nº 6208)".

Este Conselho de Redacção "irá marcar brevemente a sua primeira reunião, onde serão discutidas todas as questões relevantes da área editorial, e expressa um vivo reconhecimento e agradecimento a todos os jornalistas que participaram nesta importante escolha", de acordo com a mesma informação.

O Conselho de Redacção eleito destacou ainda a defesa do "valor absoluto da notícia, como componente essencial da transparência democrática, e a necessária independência da actividade jornalística perante todas as formas de poder, sejam elas políticas, económicas, religiosas ou outras".

Esta eleição aconteceu no mesmo dia em que "a nova Comissão Executiva da Cofina Media, liderada por Luís Santana, a que pertencem também Octávio Ribeiro, Isabel Rodrigues e Ana Dias se apresentou a todos os jornalistas" e deu a conhecer o processo que levou ao êxito da oferta do MBO (quadros da empresa e investidores) à aquisição da empresa.

Segundo o comunicado, foram ainda "apresentadas as grandes linhas de orientação para o futuro do grupo, reiterando a independência editorial e o profissionalismo de todos os trabalhadores".

Os accionistas da Cofina aprovaram no final de Outubro a venda da Cofina Media, dona do Correio da Manhã, CMTV e Negócios, entre outros, aos quadros da empresa (MBO), recomendação que tinha sido feita pelo Conselho de Administração.

A proposta do MBO integra a equipa de gestão da Cofina Media, quadros da empresa e um conjunto de investidores, entre os quais Luís Santana, Ana Dias, Octávio Ribeiro, Isabel Rodrigues, Carlos Rodrigues, Luís Ferreira, Carlos Cruz, Cristiano Ronaldo, Domingos Vieira de Matos, Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira, através da sociedade veículo Expressão Livre SGPS.

Sugerir correcção
Comentar