Aprender com Julia a cozinhar à francesa para americano ver

Julia Child lançou a “indústria da televisão sobre comida” e a série da HBO, um Mad Men da cozinha, prova-o. O PÚBLICO foi ao Instituto Le Cordon Bleu ver como se filma a alta gastronomia.

Foto
Sarah Lancashire é Julia Child em Julia HBO
Ouça este artigo
00:00
10:44

O olhar do chef fixa-se em quem até agora tinha mantido o controlo sobre o lume, o mexer constante, o brilho da pele do animal, o caramelizar dos figos e das peras e, oh là là, conseguido fazer o tacho “cantar”, como pedira o premiado cozinheiro e professor do Instituto Cordon Bleu. É um olhar que se ergue do tacho e que contém multitudes. Um desses muitos ingredientes desse olhar, suave mas firme, é uma reprovação à francesa. As folhas de figueira torraram. Sacrebleu! Os simpáticos óculos redondos do instrutor Williams Caussimon tornam a coisa menos traumática. A cozinheira Julia Child terá passado pelo mesmo e é por causa dela, e da série Julia, de regresso à HBO Max esta quinta-feira para uma segunda temporada, que estamos em Paris.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar