Paris foi eleita uma das cidades mais feias de França — tudo por causa de um cartaz

Um cartaz publicitário do tamanho de uma fachada fez com que a capital integrasse a lista. Entre quatro os vecendores está a localidade de Carnac pelos “menires” de plástico na berma da estrada.

Foto
Apesar dos monumentos marcantes, Paris foi considerada uma das quatro cidades mais feias do ano pela Paysages de France Kirby Lee-USA TODAY Sports via Reuters
Ouça este artigo
00:00
02:48

O concurso já existe há alguns anos e funciona da seguinte forma: os membros da associação Paysages de France fotografam os locais do país que consideram serem feios e, depois, juntam-se para analisar cuidadosamente as imagens e escolherem as quatro cidades mais feias do ano. Este ano, Paris, Carnac, Chavelot e Honfleur foram as vencedoras do Prix de la France Moche (ou prémio da França feia, em tradução livre).

A distinção, alerta a organização, não tem como objectivo difamar as cidades, mas antes “destacar os ataques” que a utilização excessiva de cartazes publicitários ou obras mal feitas provocam nas paisagens. Mas esclarece: achar uma cidade bonita ou feia é tudo subjectivo.

“Os autarcas dos quatro municípios em causa foram informados há poucos dias. Não temos certeza se gostaram da distinção”, lê-se no site.

Paris foi distinguida na categoria Valorização e Património, porque, para o júri, nenhum outro local está à altura da Place des Vosges (Praça dos Vosgos, situada no bairro de Marais). O jardim e edifício histórico, localizado na margem direita do rio Sena, tem agora um grande cartaz que faz publicidade a uma loja de artigos de luxo e que bloqueia a vista a quem por lá passeia ou trabalha.

“Sobre a utilidade de trabalhar em monumentos históricos para poder instalar gigantescas lonas publicitárias. É uma pena que a vista do anúncio seja estragada por uma árvore”, comentaram.

Carnac, na Bretanha, venceu a categoria Obélix 2.0 pela instalação de pequenos postes de plástico junto a uma estrada. A associação considera que a obra se assemelha a “menires perfeitamente idênticos” a outros monumentos megalíticos como as Rochas de Carnac que podem ser vistas nesta cidade.

A localidade de Chavelot, na região de Grande Leste, surpreendeu pelo número de bandeiras e destaques publicitários a marcas de automóveis num só espaço. Na imagem, Fiat, Abarth, Jeep, Mitsubishi e Alfa Romeo, estão lado a lado, mas ainda sobrou espaço para a Iveco, fabricante de veículos pesados do grupo Fiat e, ao longe, para a Mini.

E cidade de Honfleur, na Normandia, também parece gostar de muita publicidade: na imagem, há placas que informam sobre lavagens de carros, venda de motas, garagem para guardar os veículos e até venda de produtos regionais. “Lonas, painéis, banners, bandeiras. Todas as marcas em promoção”, completou a associação.

A Paysages de France diz ainda que vai continuar a “abrir os olhos” às pessoas que os fecham em nome do “progresso e a modernidade” e que, por isso, aceitam ruas cheias de cartazes publicitários, grandes zonas comerciais ou construções de betão.

No ano passado, as quatro localidades mais feias distinguidas com o prémio foram Moussac, Saint-Paul, Aubière e Villlard-de-Lans. Destas, apenas as duas primeiras decidiram retirar a publicidade dias depois da publicação da lista.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários