Os adoráveis diplomatas chineses — os pandas — deixaram Washington. Fim da amizade com Pequim?

Pela primeira vez em 50 anos, não existem pandas gigantes chineses no zoo de Washington D.C., ausência que simboliza o mau momento das relações com Pequim.

Foto
Mei Xiang no zoo de Washington D.C. Reuters/Kevin Lamarque
Ouça este artigo
00:00
06:12

Os três pandas gigantes do Jardim Zoológico de Washington D.C. regressaram esta semana a casa, na China. Desde a Presidência de Richard Nixon (1969-1974) que os Estados Unidos acolhem espécimes deste urso preto e branco e cuidam das suas crias, num gesto de cortesia diplomática por parte de Pequim, que os empresta, e de Washington, que os acolhe. Mas em 2024, a última família de pandas nos EUA, a que ainda está no zoo de Atlanta, também voltará ao seu habitat natural. Com a saída dos mais famosos e adorados diplomatas chineses, marcará a presidência de Joe Biden o fim da amizade com Pequim?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar