Muitas esplanadas de Lisboa surgidas em estacionamentos na pandemia vão desaparecer

Juntas tentam difícil equilíbrio entre interesses de moradores e de comerciantes. Arroios e Santo António optam pelos primeiros. Penha de França pelos segundos. Empresários querem manter esplanadas.

Foto
São diversas as atitudes das juntas para com as esplanadas surgidas durante a pandemia, mas a tendência é para a sua redução Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
06:28

Por entre a azáfama matinal repartida entre o labor na cozinha e o atendimento ao balcão, Adriana Araújo lá arranja tempo para responder à pergunta. Antes, lança um profundo suspiro. “É claro que a esplanada faz toda a diferença, sem ela, a facturação seria bem mais baixa. Por causa dela, foi também possível criar mais emprego”, diz a empresária brasileira de 50 anos, que, em Outubro de 2020, durante a pandemia de covid-19, abriu uma confeitaria na Rua José Ricardo, situada entre a Rua Morais Soares e o Mercado de Arroios. “Ainda não recebi a carta. Sei que está a acontecer a outras pessoas. Tomara que não chegasse”, desabafa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários