Como é viver no fio da navalha

Guerra é, sempre foi e sempre será, o maior fracasso da humanidade, seja a milhares de quilómetros de distância, seja no espaço que habitamos ou em que navegamos nas redes digitais.

Foto
Campo de refugiados da ONU, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza Reuters/IBRAHEEM ABU MUSTAFA
Ouça este artigo
00:00
05:46

Foi no Verão passado que conheci pessoalmente a Noam, numa conferência em Bolonha. Ambas apresentámos uma comunicação, sobre o contributo da psicologia escolar para o bem-estar de crianças e jovens, nos nossos países. Eu em representação de Portugal, Noam de Israel. A Noam é psicóloga num colégio ultra-ortodoxo. Nasceu e cresceu num kibbutz, que são comunidades existentes em Israel há cerca de um século, baseadas em princípios comunais em termos de enquadramento social e económico, e foi também lá que escolheu continuar a viver. Em meia hora de carro percorre a distância que separa estas duas realidades tão distintas, nas quais vive e trabalha, numa cidade israelita próximo da Faixa de Gaza. A estas duas realidades junta-se assim uma terceira, ainda mais distinta, do outro lado da fronteira.

Conversámos sobre como era viver no fio da navalha num contexto-limite e perguntei-lhe qual a sua opinião sobre a situação na Palestina. O semblante subitamente mudou. Ficou carregado. O sorriso deu lugar a um misto de vergonha e impotência rasgada de orelha a orelha. Ou assim interpretei. Após uma pausa de alguns segundos, em suspiro, respondeu: “É de partir o coração! A cidade mais próxima fica apenas a cinco quilómetros. Eu consigo ver do meu kibbutz, nem preciso que me contem como é.” Senti o seu desconforto com o rumo da conversa e mudámos de assunto. A minha curiosidade não poderia prevalecer sobre o sofrimento que a situação visivelmente lhe causava. Acrescentou ainda: “A maioria das pessoas em Israel quer a paz, mas a esperança é cada vez menor.”

Curiosamente, estas foram também as palavras que escutei da boca da minha querida amiga Noura em relação à Palestina. Noura é palestiniana, portuguesa e muçulmana. Nasceu e viveu a sua infância no Kuwait durante a Guerra do Golfo e passou a adolescência em Gaza, de onde é originária a sua família, durante a primeira intifada. De Noam não tenho notícias de como estará depois do horrível ataque do Hamas, que constantemente utiliza civis como ativos militares e provoca massacres bárbaros, em nome de uma causa justa. De Noura sei que já não poderá mostrar um dia aos filhos a casa onde morava e a escola que frequentou, ambas destruídas recentemente pelo Estado de Israel, que não se coíbe de utilizar meios desproporcionais de ataque/resposta contra o povo palestiniano, continuando a ceifar milhares de vidas humanas.

Há seres humanos para quem todas as palavras são poucas. Vivem para além delas. Pessoas com histórias de vida como as de Noura e Noam sempre exerceram um fascínio grande sobre mim. Porque vivem rodeadas de cenários de vida que testam os limites da tolerância humana. Pessoas que não se vendem à indústria da guerra. Pessoas com capacidade de acolherem diferentes pontos de vista e origens, em circunstâncias muito difíceis. Pessoas que não excluem, não ameaçam, não expurgam. Pessoas cujo escudo mais forte é o sorriso. Pessoas que trabalham, diariamente, a acertar distâncias nas diferenças, para derrubar a desigualdade. Porque é bom sermos diferentes, mas é horrível sermos desiguais. E há, em todo o mundo, pessoas que são discriminadas, intimidadas, perseguidas, presas e mortas, simplesmente, por fazerem escolhas sobre si mesmas e as suas vidas. Quanta intolerância!

É preciso usar de cautela para não nos cortarmos nos vidros dos outros. Guerra é, sempre foi e sempre será, o maior fracasso da humanidade, seja a milhares de quilómetros de distância, seja no espaço que habitamos ou em que navegamos nas redes digitais, que permitem, atrás da cobardia de um ecrã, a proliferação de mentiras e de um discurso de ódio, maldade, inveja e cobiça. Não há nada numa guerra que valha a pena ser romantizado. Há amadurecimento de ódios viscerais, violência gratuita, assédio e violação constante dos direitos humanos, numa tentativa de transferir para outrem a degradação que se instalou em nós, através de ataques pessoais. Já diz a expressão: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.” Para o bem e para o mal, a forma como os outros nos tratam diz pouco sobre nós, mas diz tudo sobre eles.

Há pessoas que só nos apreciarão se encaixarmos no seu molde. A estas não devemos ter receio de desiludir, se isso implicar defender princípios e direitos inalienáveis, tais como o do respeito pela dignidade humana e o direito à autodeterminação. Porque a “essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos” e aceitar a legitimidade da “banalização do mal” será sempre uma derrota para os democratas e para os defensores dos direitos humanos, como diria Hannah Arendt.

Viktor Frankl, psicoterapeuta, que passou por vários campos de concentração nazis e testemunhou os horrores do Holocausto, escreveu que mesmo em condições tão terríveis se recordava de pessoas que iam de caserna em caserna para confortar os outros, oferecendo-lhes o último pedaço de pão. Olhe bem à sua volta. É capaz de se recordar, numa situação de guerra ou conflito intenso e prolongado, de pessoas que vêm em socorro de outras? Que procuram amenizar ataques duríssimos à integridade de alguém? Que resistem, mesmo sob ameaça, por coragem, compaixão ou simplesmente por incapacidade de aceitar a injustiça? Já deu por si a simpatizar com essas pessoas, mesmo em situações em que não obtém nenhum benefício individual?

Mia Couto já referia: “É preciso remar contra toda essa corrente… É preciso criar histórias em que o vencedor não é o mais poderoso. Histórias em que quem foi escolhido não foi o mais arrogante, mas o mais tolerante, aquele que mais escuta os outros.” Não se mudam consciências e corações por imposição, “nem há machado que corte a raiz ao pensamento”. Porque há sempre alguém que sonha. Em qualquer parte. Nem toda a distância é ausência e nem todo o silêncio é esquecimento. Como questionava Bertold Brecht, “que tempos são estes, em que temos de defender o óbvio”?


A autora escreve segundo o Acordo Ortográfico de 1990

Sugerir correcção
Ler 8 comentários