A incúria no investimento público

A ferrovia constitui domínio em que o PS apostou forte desde o seu regresso ao poder. Mas a aposta tem resultado num enorme fracasso.

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A história tem vindo a ser relatada nas páginas do PÚBLICO: a linha ferroviária da Beira Alta, que se encontra encerrada desde Abril de 2022, permanecerá interrompida à circulação por “pelo menos mais seis meses”. Inicialmente apontada para Janeiro de 2023, a reabertura da linha – que está em obras desde 2019, com especial incidência na modernização do troço entre a Pampilhosa e a Guarda – tinha sido adiada para Novembro, mas, a poucos dias do (segundo) prazo se vencer, são já conhecidas movimentações que permitem antecipar novo adiamento do prazo. Ao que o PÚBLICO apurou, a Comboios de Portugal vai lançar concurso com vista à renovação do contrato de transporte rodoviário para substituição do transporte ferroviário de passageiros, que tem em curso, até Agosto de 2024. Já da parte da Infraestruturas de Portugal (IP), que tem a cargo a gestão da empreitada ferroviária, e do ministro Galamba, reina o silêncio.

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