Pequenas poupanças penalizadas por falta de produtos adequados

As rentabilidades dos produtos mais seguros são normalmente baixas e os custos e impostos elevados. Vender coisas que não se usam pode ajudar a dar o primeiro passo.

Foto
Esta terça-feira, dia 31 de Outubro, é o Dia Mundial da Poupança Ricardo Lopes
Ouça este artigo
00:00
07:19

A criação de hábito de poupança, como a constituição de fundo de emergência, mesmo que de pequena dimensão, é fundamental para responder a despesas inesperadas ou situações de desemprego, e mais tarde, na idade de reforma, para compensar a perda de rendimentos ou o aumento de despesas com saúde e outros. Em tempo de baixos salários, uma realidade sentida por muitos jovens e por boa parte da população portuguesa, a criação de uma poupança não é fácil. Os produtos financeiros não são os mais adequados, as taxas de rentabilidade dos que garantem o capital investido são habitualmente baixas, as comissões e os impostos cobrados são elevados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários