Filme De Imperio, de Alessandro Novelli, ganha Prémio Nacional de Animação

Festa itinerante ligada à Casa da Animação já apresentou o seu palmarés. Filmes A Minha Gaivota Espanhola e São só Diabretes também foram premiados.

Foto
De Imperio, do realizador italiano Alessandro Novelli DR

O filme De Imperio, do realizador italiano Alessandro Novelli, venceu no sábado o Prémio Nacional de Animação 2023 na categoria de Profissionais, numa cerimónia em Vila Velha de Ródão, na Festa Mundial da Animação.

De Imperio foi produzido por Portugal e Espanha e é apresentado pelo autor como o último capítulo de uma trilogia de filmes intitulada Desconstrução e composta pelas obras The Guardian e Contact.

Além de De Imperio, que já foi exibido no festival de Locarno, a 11.ª edição do Prémio Nacional de Animação reconheceu ainda filmes noutras categorias, nomeadamente São só Diabretes, uma curta-metragem colectiva, feita por estudantes do ensino básico sob orientação de Leonor Pacheco e Dimitrije Mihajlovic.

Este filme venceu o prémio do público da Festa Mundial da Animação e o prémio de melhor filme na categoria de Oficinas.

Na categoria de Escolas, o prémio de melhor filme foi para A Minha Gaivota Espanhola, de Bárbara Barreto, Catarina Santos e Raquel Salvado, pela Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.

A cerimónia de anúncio destes prémios decorreu no sábado, precisamente no Dia Mundial da Animação, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.

O Prémio Nacional da Animação faz parte da Festa Mundial da Animação, uma iniciativa anual e itinerante da Casa da Animação, com uma semana de actividades que assinala e se associa à celebração do cinema de animação.

Este ano, pela primeira vez, a Festa Mundial da Animação repartiu-se entre Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, tendo como âncora a produtora Ocidental Filmes, localizada em Gavião de Ródão, naquele distrito, e onde está a desenvolver um pólo dedicado ao cinema de animação.

A Festa Mundial da Animação, que termina este domingo, já aconteceu, por exemplo, em Portalegre, Caldas da Rainha e Montemor-o-Novo.

Sugerir correcção
Comentar