De Império vence melhor curta portuguesa no festival MOTELX

Melhor longa europeia 2023 foi para o filme Superposition, da dinamarquesa Karoline Lyngbye.

Foto
De Império, de Alessandro Novelli DR

O filme De Império, de Alessandro Novelli, venceu domingo a melhor curta-metragem portuguesa 2023 da 17.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, anunciou a organização.

"Escolhemos este filme por criar um mundo próprio paralelo à realidade de forma metafísica. Nada é óbvio, é sempre inesperado e nem sempre compreensível à primeira vista porque tem várias camadas", justificou o júri em comunicado.

O júri foi constituído pelo músico e produtor Ingmar Koch, pelo director artístico do festival Galego Freaky Film Festival, Juan Castro Garcia, e pela actriz Rita Blanco. O prémio é de cinco mil euros.

O júri atribuiu ainda uma menção especial ao filme Paralisia, de Inês Monteiro, por a "montagem e, particularmente, a actriz levarem o filme com interesse até ao fim".

O prémio Méliès d'argent — melhor longa europeia 2023 foi para o filme Superposition, da dinamarquesa Karoline Lyngbye por decisão do júri constituído pelo actor Dinarte de Freitas, pelo realizador Gonçalo Almeida e pela directora-geral do Festival Internacional de Cinema Fantástico Sitges, Mónica Garcia.

"Com um elenco talentoso e uma excelente cinematografia, e pela complexidade na utilização de artifícios da fantasia para mostrar uma teia narrativa bem tecida, sobre uma crise de identidade durante o relacionamento, premiamos Superposition, da realizadora Karoline Lyngbye", justificou o júri.

Nesta categoria, foi ainda atríbuida uma menção honrosa a Hood Witch, de Saïd Belktibia (França).

Gangrene, do espanhol Ignacio Gil-Toresano Fernández, foi o vencedor do prémio Méliès d'argent — melhor curta europeia 2023, um prémio também decidido por Ingmar Koch, Juan Castro Garcia e Rita Blanco por considerarem que "consegue mostrar o medo, o pavor, o desassossego com muito pouco".

O prémio do público foi atribuído ao filme Irati, do espanhol Paul Urkijo Alijo.

Durante a semana foram também anunciados os vencedores de melhor micro Curta MOTELX (Down Under, de Lola Ramos), melhor trailer YouTube Shorts (A Filha, de Amy Silva), prémio Lobo Mau (Mi Vida en Tus Manos, de Nuno Beato) e prémio MOTELX Guiões — Melhor Argumento de Terror Português 2023 (Trauma, de Tiago Matos).

A 17.ª edição do MOTELX — Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, está a decorrer no cinema de São Jorge desde terça-feira e termina na segunda-feira.

Sugerir correcção
Comentar