Juvenil há 50 anos, esta orquestra ainda é um sonho

Formou gerações de jovens músicos, mesmo com pouco dinheiro. Terça-feira, o 50.º aniversário da Orquestra Sinfónica Juvenil será celebrado no São Luiz, em Lisboa.

orquestra-sinfonica,cultura,ipsilon,lazer,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
O primeiro concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil, em 1973 dr
orquestra-sinfonica,cultura,ipsilon,lazer,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Muitos saltaram da Orquestra Sinfónica Juvenil para grandes orquestras dr
orquestra-sinfonica,cultura,ipsilon,lazer,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Christopher Bochmann é o maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil. Chegou a Portugal em 1980 dr
Ouça este artigo
00:00
09:12

A Orquestra Sinfónica Juvenil (OSJ) sobe todas as terças e quintas-feiras ao segundo andar do número 24 da Rua da Oliveira ao Carmo, em Lisboa. É aqui que mais de sete dezenas de jovens instrumentistas, estudantes de música de diferentes escolas, fazem do seu tempo livre “ocupação profissional”. As primeiras estantes, no entanto, foram armadas no Palácio Pimenta, actualmente Museu da Cidade de Lisboa. Foi lá que, em Março de 1973, se distribuíram pelos naipes as partes instrumentais, se passou resina nos arcos e se afinou a orquestra pela primeira vez. Um lá uníssono e contínuo. Repetido a cada ensaio e concerto. Início de uma história cujo meio século de existência é igualmente o da democracia portuguesa, que eclodiria uns meses mais tarde e levaria também o seu tempo a afinar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários