Santos Silva considera “normais” reacções de desagrado a discurso de Duarte Pacheco

Críticas na UIP a discurso de Duarte Pacheco, por não ter falado “sobre os crimes israelitas contra civis, em particular as crianças”.

Foto
Santos Silva na abertura da 147.ª Assembleia Geral da União Interparlamentar LUSA/AMPE ROGÉRIO

O Presidente da Assembleia da República considerou esta terça-feira "normais" as reacções de desagrado de algumas delegações parlamentares ao discurso do presidente da União Interparlamentar (UIP) sobre o conflito israelo-palestiniano, tendo em conta a falta de unanimidade da comunidade internacional.

Augusto Santos Silva falava à imprensa, após dois dias em Luanda, para participar na 147.ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP) onde manteve encontros com várias delegações de outros países lusófonos, com a sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira, o ministro das Relações Exteriores, Téte António e com o Presidente da República de Angola, João Lourenço.

O deputado Duarte Pacheco (PSD), presidente em exercício da UIP e que agora termina o seu mandato, discursou na segunda-feira na abertura do encontro, falando sobre o tema dos conflitos, o que não foi bem recebido por representantes de algumas delegações, como Palestina e Irão, que mostraram desagrado quanto à abordagem e gritaram, em inglês, "vergonha".

Segundo fontes contactadas pela Lusa, alguns parlamentares consideraram o discurso tendencioso por não ter falado "sobre os crimes israelitas contra civis, em particular as crianças".

Para Santos Silva, "é normal" esta divergência, salientando que tanto Duarte Pacheco como o Presidente angolano exprimiram posições "muito consensuais" sobre o tema, "mas nenhuma delas é unânime na comunidade internacional".

"É natural que discursos como o do presidente da UIP; que não foi vazio, que exprimiu posição sobre os diferentes temas tivesse colhido o aplauso de alguns e alguma reacção de outras", salientou, acrescentando que a posição de Portugal sobre o assunto é "muitíssimo clara", condenando o ataque do Hamas e dizendo que Israel tem direito a defender-se no quadro do direito internacional humanitário.

Acrescentou que o conflito Israelo-palestiniano só pode ser resolvido através do diálogo político, do cumprimento das resoluções das Nações Unidas e da criação de dois Estados - Israel e Palestina - convivendo lado a lado.

"Esta posição é muito clara, mas evidentemente não é unânime na comunidade internacional e é natural que numa assembleia que congrega 179 delegações haja alguns que não gostem desta posição", reforçou.

O Presidente da Assembleia da República fez um balanço positivo da participação na UIP com "dois dias muito cheios e muito úteis, que fazem bem à alma" pelo "carinho e companheirismo com os países africanos de expressão portuguesa.

Destacou a importância que Portugal concede ao facto de pela primeira vez a UIP se realizar num país africano de língua portuguesa e considerou que este é um espaço de cooperação interparlamentar relevante "num momento em que as tensões, conflitos e hostilidades no mundo são manifestos".

Sobre a especificidade da acção parlamentar, realçou o facto de acrescentar à política externa o envolvimento dos vários partidos, indicando que, no caso português, os dois partidos que alternam no poder tem posições muito próximas.

Santos Silva termina esta terça-feira a visita a Angola com um encontro na Embaixada portuguesa com a comunidade residente em Luanda.

Sugerir correcção
Comentar