A indómita Mônica faz a festa de anos com Mauricio de Sousa no Amadora BD

Festival da Amadora recebe uma exposição sobre a Turma da Mônica e duas sessões de autógrafos com Mauricio de Sousa. O octogenário não hesita: “Mônica feminista? Nasceu! Nasceu feminista e é.”

Foto
Em finais dos anos 70, Portugal preparava-se para devorar fatias de melancia com Magali. “A editora Abril já separava uma parte da tiragem e mandava para cá e chegava todos os meses” uma remessa de livros de BD com estas crianças
Ouça este artigo
00:00
08:07

“Oba! Chegou o meu público.” O rosto de Mauricio de Sousa ilumina-se com o ruído inconfundível da entrada de um grupo de crianças num dos pavilhões do festival Amadora BD. Em Portugal para assinalar o 60.º aniversário da Mônica, a menina de vestido vermelho armada com o seu coelho azul e uma atitude indómita, aos 87 anos reconhece que é autor de uma das maiores exportações culturais do Brasil, mas destaca “uma das principais vitórias” da sua criação: “Milhões de crianças foram alfabetizadas no Brasil com as nossas historinhas.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar