Sete autores portugueses nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren

Entre os nomeados estão três autores portugueses candidatos pela primeira vez: a ilustradora Mariana Rio e os escritores David Machado e José Vaz.

Foto
David Machado está pela primeira vez nomeado para este prémio Miguel Manso

Sete autores portugueses, entre os quais Mariana Rio, David Machado e José Vaz, estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award 2024, anunciou na quinta-feira a organização na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

O prémio Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) é uma iniciativa do Conselho Sueco das Artes e tem um valor monetário de cerca de 431.000 euros destinado a escritores, ilustradores, instituições e pessoas que trabalhem na promoção do livro e da leitura para os mais novos.

Entre os nomeados para 2024, anunciados pela organização na Feira do Livro de Frankfurt, estão três autores portugueses candidatos pela primeira vez: a ilustradora Mariana Rio e os escritores David Machado e José Vaz.

A eles juntam-se ainda Bernardo P. Carvalho, António Jorge Gonçalves, André Letria e Catarina Sobral, todos da área da ilustração e desenho gráfico, anteriormente nomeados para o prémio.

Mariana Rio (1986), formada em Design Gráfico e Design de Comunicação, já foi premiada em Portugal, Estados Unidos e Coreia do Sul pelo trabalho como ilustradora.

É co-autora de livros como A construção do mundo, com Fábio Monteiro, Vamos descobrir a Biblioteca Nacional, com Luísa Ducla Soares, A casa-a da doutora Farnsworth, com Joana Couceiro, e Fatma, com Conceição Dinis Tomé.

David Machado (1978), que acaba de publicar o livro ilustrado Esta história, com João Fazenda, é autor de contos, romance e romance juvenil, nomeadamente Os reis do mar, Não te afastes e O tubarão na banheira (2009).

José Vaz (1940) começou a escrever para os mais novos em finais dos anos 1970, tendo publicado contos e teatro, como Para sonhar com borboletas azuis, A Viagem à Terra dos Oxalás, O Mandarim Fi-Xú e Celestino, o rato da biblioteca.

A lista total de nomeados integra 245 candidatos de 68 países e o vencedor será anunciado a 9 de Abril de 2024, coincidindo com a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, Itália.

Este ano, o prémio ALMA foi atribuído à escritora norte-americana Laurie Halse Andersen, que doou parte do dinheiro à organização Pen América, para o combate à censura de livros.

Sugerir correcção
Comentar