É possível copiar um ritmo? O processo que pode pôr em causa o reggaeton

Nomes como Bad Bunny, Daddy Yankee e Luis Fonsi são acusados de copiar um único tema: Fish market, dos produtores jamaicanos Steely & Clevie. Se vencerem em tribunal, a música pode mudar.

Foto
Bad Bunny, Luis Fonsi e Daddy Yankee estão entre os múltiplos artistas visados por Steely & Clevie Jason Koerner/Getty Images, Kevin Mazur/Getty Images for NARAS. Foto-montagem: Ana Carvalho
Ouça este artigo
00:00
11:13

Ao sair do tribunal em Nova Iorque, onde foi julgado por plágio, a 4 de Maio, Ed Sheeran não escondeu o alívio. O músico britânico tinha-se sentado no banco dos réus para defender o seu êxito Thinking out loud das acusações feitas pelos herdeiros do produtor Ed Townsend, co-autor de Let’s get it on, de Marvin Gaye. Em causa estava uma alegada semelhança harmónica entre os dois temas. Sheeran defendeu que os acordes a que ambos recorrem são comuns a dezenas e dezenas de canções pop; o júri, de forma unânime, deu-lhe razão. “Estou, naturalmente, muito satisfeito com este veredicto”, afirmou à porta do tribunal. “Parece que, afinal, não vou ter de me reformar.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários