O punk foi uma “revolução” – e a câmara de Michael Grecco estava lá

No Centro Cultural de Cascais revisitam-se os Days of Punk. Dos Clash aos Dead Kennedys, parte importante da história do rock passou pela lente do fotógrafo norte-americano.

Lead guitarist Poison Ivy (born Kristy Marlana Wallace) of the punk rock band "The Cramps" is backstage before performing at a theater in 1980 in Boston, Massachusetts.
Fotogaleria
Poison Ivy, dos Cramps, em 1980. Michael Grecco: “Os retratos são importantes para mim também porque permitem uma comunicação e uma intimidade com o retratado. Encorajei-a fazer isto [faz o gesto nos olhos] e outras coisas. Adoro esta fotografia – e a parede é fabulosa” Michael Grecco Productions
Mick Jones of the English punk rock band The Clash poses for a portrait back stage at Cape Cod Coliseum in South Yarmouth, MA.
Fotogaleria
Mick Jones, guitarrista dos Clash, com a cantora americana Ellen Foley, com quem namorava naquele ano de 1981 e que cantou em algumas canções da banda inglesa. Michael Grecco
Punk rock band lead singer Wendy O Williams of the Plasmatics  takes a sledge hamer to a TV back stage in Boston, Massachusetts.
Fotogaleria
Wendy O. Williams, dos Plasmatics. Este acto de destruição de uma televisão com uma marreta foi encenado em 1980 para um anúncio da rádio WBCN, onde o punk tinha espaço Michael Grecco
Musician Billy Idol performs live on stage one month after his debut solo album release of 'Billy Idol' in Boston, Massachusetts on August 01, 1982.
Fotogaleria
Billy Idol num concerto em Boston, em 1982. Grecco tornou-se amigo de Idol. Certo dia, rejeitou uma noite de boémia com ele – os “dias do punk” eram incompatíveis com a carreira de fotógrafo que queria trilhar Michael Grecco
Jello Biafra, lead singer of the punk rock group "Dead Kennedys", performing on stage in April 1981 in Boston, Massachusetts.
Fotogaleria
Jello Biafra ao vivo em 1981. “Dobrado sobre o público ou virado ao contrário”, o vocalista dos “selvagens” Dead Kennedys é um performer de excepção. “O retrato dele nos bastidores, que está na exposição, tem tanta atitude” Michael Grecco
punk,fotografia,rock,exposicao,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Os Ramones em Boston, em 1981 Michael Grecco
Musician Jonny Rotton (John Lydon) of the PiL live at the Orpheum Theater in Boston, MA
Fotogaleria
John Lydon, dos Public Image Ltd, Boston, 1982 Michael Grecco Productions
Members of the band Human Sexual at an after party in Boston, MA.
Fotogaleria
Membros dos Human Sexual Response festejam em Boston, 1981 Michael Grecco
,Punk rock
Fotogaleria
Lene Lovich, Boston, 1983 Michael Grecco
,Punk rock
Fotogaleria
David Byrne, dos Talking Heads, em Boston, 1981 Michael Grecco
BOSTON - CIRCA 1982:  Musicians Bernard Sumner and Peter Hook of the English rock band New Order performs live in Boston, Massachusetts on CIRCA 1982.  (Photo by Michael Grecco)
Fotogaleria
Bernard Sumner, dos New Order, em Boston, por volta de 1982 Michael Grecco
Members of the band Devo perform live at The Paradise Rock Club in 1976 in Boston, Massachusetts.
Fotogaleria
Os Devo no The Paradise Rock Club em 1976, em Boston Michael Grecco
BOSTON - 1985 : Musician Aimee Mann of the band Till Tuesday behind the scenes on their music video. (Photo by Michael Grecco/Getty Images)
Fotogaleria
Aimee Mann, então nos Till Tuesday, durante a rodagem de um videoclipe Michael Grecco
Photographer Michael Grecco wrapped in film and posing for a portrait back stage in Boston, MA
Fotogaleria
Michael Grecco envolvido em rolo de fotografia nos bastidores de uma sala de espectáculos em Boston Michael Grecco Productions
Ouça este artigo
00:00
06:51

Ele estava lá quando Jello Biafra e os seus Dead Kennedys montaram em Boston o seu teatro de sátira e fúria. Ele estava lá quando, na mesma cidade dos Estados Unidos, os Cramps apresentaram ao vivo rock’n’roll veloz e diabólico e sexy e perigoso. Ou quando os Buzzcocks e os Clash, vindos de Inglaterra, trouxeram melodia, invenção e uma pinta cool dos diabos em canções insubmissas. Ele, Michael Grecco, estava lá, com a sua câmara fotográfica. Uma centena das suas fotografias desses tempos estão expostas, até 28 de Janeiro, no Centro Cultural de Cascais. Foram os Days of Punk de alguém que se viria a tornar um requisitado e prestigiado retratista para revistas como a Time, a Newsweek e a Rolling Stone, fotografando celebridade atrás de celebridade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários