Desperdício: PS quer obrigar supermercados a doar alimentos em fim de prazo às IPSS

Novas regras deverão entrar em vigor em Janeiro de 2025. Haverá incentivos fiscais no combate ao desperdício: redução do IRC por doação de alimentos e isenção de IVA nos produtos em fim de validade.

Foto
A questão do desperdício alimentar ganhou visibilidade depois de activistas terem começado a recolher alimentos dentro da validade e ainda em condições de consumo mas deitados para o lixo por supermercados. vera moutinho
Ouça este artigo
00:00
03:02

1.890.000.000 quilos foi a quantidade de alimentos desperdiçados em Portugal em 2020, uma média de 184 quilos por habitante. Apesar da criação da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar em 2016 e da respectiva estratégia nacional de 2018, e de a legislação ter sido alimentada com medidas de sensibilização da prevenção do desperdício como a doação, o PS quer tornar esse combate mais efectivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários