Putin é o convidado de honra na celebração dos dez anos da Nova Rota da Seda chinesa

Xi recebe representantes de mais de 130 países em Pequim para assinalar aniversário do megaprojecto de investimento e infra-estruturas a nível mundial. Orbán deverá ser o único representante da UE.

Foto
Produtos alusivos à boa amizade entre Putin e Xi, exibidos numa loja de Moscovo EPA/YURI KOCHETKOV
Ouça este artigo
00:00
07:41

Auto-estradas, caminhos-de-ferro, oleodutos, barragens, pontes, infra-estruturas portuárias, armazéns de mercadorias, participação em empresas públicas, concessão de crédito e a promessa de acesso facilitado aos mercados e à economia chinesa; foi isto tudo que o Governo da República Popular da China prometeu ao mundo quando lançou, em 2013, a Nova Rota da Seda, o projecto-bandeira de Xi Jinping para “conectar” o gigante asiático a todos os continentes, por terra e por mar, com ponto de partida na Ásia Central, e que, após várias designações e redefinições, é hoje oficialmente conhecida como Belt and Road Initiative (ou, simplesmente, BRI).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários