Bum! Os anéis de Saturno serão fruto do embate de duas luas há 100 milhões de anos

Há cem milhões de anos, a colisão de duas luas geladas terá originado os famosos anéis de Saturno. Cientista português no Reino Unido simulou esse choque para provar que este cenário é plausível.

Foto
A colisão entre duas luas geladas criou um "caos" de matéria espalhada em torno de Saturno Luís Teodoro/Jacob Kegerreis/NASA
Ouça este artigo
00:00
04:53

Não é fácil imaginar Saturno despido dos seus anéis – é uma imagem que nunca vimos. Mas nem sempre este gigante do nosso sistema solar teve estes “colares” a rodeá-lo. Há cem milhões de anos, este planeta estaria menos ornamentado enquanto duas grandes luas geladas se torneavam (e aproximavam) até colidirem – e bum! O choque provocou uma debandada de matéria fragmentada, mas parte desses detritos de gelo e rocha acumulou-se perto do planeta, tornando-o o verdadeiro senhor dos anéis.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar