NASA está prestes a embarcar na primeira viagem a um asteróide rico em metais

Uma sonda vai descolar dos EUA para estudar o Psique, um asteróide rico em metais que os cientistas acreditam poder desvendar o que se passou durante a formação do nosso sistema solar.

Foto
O asteróide Psique foi descoberto em 1852 pelo astrónomo italiano Annibale de Gasparis NASA/JPL-Caltech/ASU
Ouça este artigo
00:00
07:09

A agência espacial norte-americana NASA prevê lançar esta quinta-feira, 12 de Outubro, uma missão para explorar um asteróide rico em metais chamado Psique (Psyche, em inglês) – nome adoptado também pela sonda e pela própria missão. O asteróide com a forma de uma batata, que se encontra na órbita do Sol, entre Marte e Júpiter, pode ser o “coração” de um planeta que acabou por não se desenvolver ou algo ainda mais misterioso que a NASA pretende descobrir. A missão, a primeira de sempre a estudar um asteróide rico em metais, pretende ajudar os cientistas a compreender mais sobre a formação de corpos rochosos no nosso sistema solar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar