Afeganistão atingido por novo sismo

Terramoto de magnitude 6,3 abala região ocidental do país, poucos dias depois de outro sismo ter matado pelo menos 2400 pessoas. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

Foto
Vista área da aldeia de Chahak, onde as consequências do sismo são visíveis Reuters/STRINGER
Ouça este artigo
00:00
01:13

Um terramoto de magnitude 6,3, na escala aberta de Richter, abalou esta quarta-feira a região ocidental do Afeganistão, de acordo com o serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS).

O terramoto ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros, pelas 05h10 (01h40 em Lisboa), com o epicentro registado cerca de 29 quilómetros a norte da cidade de Herat, acrescentou o USGS.

Para já, segundo os serviços de gestão de desastres naturais afegãos, citados pela Reuters, não há informações sobre vítimas mortais.
As autoridades regionais falam, no entanto, em “grandes perdas” e em centenas de casas destruídas.

No sábado, pelo menos 2400 pessoas morreram na sequência de um outro terramoto, de magnitude 6,3, na província de Herat, segundo o governo dos taliban.

A Organização Mundial de Saúde diz que a maioria das vítimas do terramoto de sábado são mulheres e crianças. A par disso, muitos sobreviventes são antigos refugiados, que perderam o pouco que tinham.

O país da Ásia Central é muito vulnerável a desastres naturais por estar situado na cadeia montanhosa do Hindu Kush, uma zona de grande actividade sísmica e habitual ponto de origem dos movimentos telúricos na região.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários