Nike responde à Adidas com nova “super sapatilha” Alphafly 3 e recorde absoluto na maratona

Marca norte-americana anuncia as Alphafly 3, após recorde da maratona conquistado por Kelvin Kiptum em Chicago com protótipo do novo modelo, que chega às lojas em Janeiro.

Foto
Nike anunciou nova "super sapatilha" NIKE
Ouça este artigo
00:00
03:41

Após o recorde feminino de Tigist Assefa na maratona de Berlim, o mundo parou para olhar para as sapatilhas da corredora etíope. As Adios Pro Evo 1s apresentavam-se com as sapatilhas mais leves de sempre e chegaram com um preço de 500 euros, relançando a guerra das “super sapatilhas” de corrida, batalha que a Nike dominava com alguma margem de conforto até então. Contudo, a gigante norte-americana do desporto não se deixou ficar: com o protótipo de uma nova sapatilha nos pés, Kelvin Kiptum fez a maratona de Chicago em menos de duas horas e um minuto (2h00m35s), tirando mais de 30 segundos ao anterior recorde, detido por Eliud Kipchoge. O anúncio oficial do lançamento das Nike Alphafly 3 seguiu-se pouco tempo depois no Instagram.

Ainda não se sabe muito sobre a nova “super sapatilha” da Nike, com a marca norte-americana a adiantar que chegará às lojas no próximo mês de Janeiro. Tal como acontece com os novos modelos, é expectável uma subida de preço face à segunda versão desta sapatilha — fixado em 309,99 euros no mercado português —, mas ainda não há confirmação oficial.

As Alphafly 3 estreiam-se em competição com um recorde mundial absoluto na maratona, seguindo a herança pesada deixada pelas duas gerações anteriores. Este modelo da Nike está umbilicalmente ligado ao sucesso do queniano Eliud Kipchoge, tendo sido nestas sapatilhas que o antigo recordista conseguiu o feito de correr 42,2 quilómetros em menos de duas horas num evento organizado pela marca. Apesar de o tempo não ser reconhecido oficialmente, a prestação do queniano contribuiu para o aumento da popularidade desta “super sapatilha”, tendo sido, inclusivamente, feita uma edição especial dedicada a Kipchoge. Foi ainda neste modelo que Kipchoge conseguiu um recorde na maratona de Berlim, correndo a prova em 2h01m09s na edição de 2022.

O que traz esta sapatilha? As anteriores foram aclamadas pelo peso reduzido, bom amortecimento e forte propulsão, uma receita que a Nike deverá manter nas Alphafly 3. Pelas fotografias partilhadas das sapatilhas usadas por Kelvin Kiptum, em Chicago, notam-se pequenas diferenças na sola, apesar de o design geral ser bastante próximo do modelo que as antecede. A forma como as pequenas alterações podem ter impactos no rendimento está ainda no segredo dos deuses, com as Alphafly 3 apenas acessíveis, para já, a alguns dos corredores de elite que trabalham com a marca no desenvolvimento desta “super sapatilha”.

A resposta à Adidas

A Nike aproveitou o novo recorde de Kelvin Kiptum para se afirmar novamente como a marca rainha da guerra das “super sapatilhas”. O timing não podia ter sido melhor: a publicidade conseguida pelas Adios Pro Evo 1s, no final de Setembro, colocou a rival nas bocas do mundo. A sapatilha ficou colada à prestação de excelência de Tigist Assefa em Berlim, ajudando a atleta etíope de 26 anos a tirar mais de dois minutos ao recorde de maratona feminino.

O peso das sapatilhas da Adidas foi reduzido até aos 138 gramas, uma descida de 40% face ao segundo modelo mais premium da marca, as Adizero Adios Pro 3. O novo modelo conta também com as solas mais finas e leves de sempre. O retorno de energia foi também melhorado, reduzindo o desgaste nas provas mais longas.

Um dos factores que captou a atenção do grande público foi o preço de 500 euros pedido pela marca. O facto de ser aconselhado que as sapatilhas sejam apenas usadas numa prova de maratona para maximizar a performance foi outro dos pontos, com críticas às políticas de sustentabilidade da Adidas.

A verdade é que os stocks limitados esgotaram em pouco tempo, com vários corredores à procura de conseguir usar as “super sapatilhas” para tirar tempo às suas melhores marcas. Com o reacendimento da luta entre as gigantes do desporto, regressa a velha pergunta à mente dos corredores de grandes distâncias: "Nike ou Adidas?"

Sugerir correcção
Ler 4 comentários