Mario Tascón (1962-2023): um farol na tempestade do jornalismo digital

Jornalista espanhol foi o responsável pela aposta pioneira na Internet do diário El Mundo. Depois, saltou para o El País sem nunca parar de pensar o jornalismo vários passos à frente do presente.

Foto
Como chefe de infografia do El Mundo deu o salto para um site pioneiro na imprensa espanhola, para apresentar em tempo real informações sobre as eleições de 1996 Wikimedia Commons

Começou pela infografia, mas o desenho impresso a tinta em papel de jornal revelou-se escasso para quem sonhava levar a imprensa mais longe. Apresentava-se nas redes sociais de forma despretensiosa como “mais ou menos jornalista”, como se alguém pudesse exercê-lo só pela metade. Mario Tascón foi jornalista por inteiro, mas também foi pensador e consultor. Era um dos pioneiros, daqueles que acreditam que o futuro era mais de ruptura do que adaptação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários