Notícias partilhadas no X deixam de ter títulos, só imagem

A mudança aplica-se a todas as notícias divulgadas anteriormente na plataforma. Alguns órgãos de comunicação social abandonaram a plataforma nos últimos meses.

Foto
Ex-Twitter acusado de tentar complicar o acesso dos usuários às notícias Reuters/GONZALO FUENTES

Os artigos dos órgãos de comunicação social partilhados na plataforma X (antigo Twitter) deixam de ter a estética habitual e passam a aparecem apenas com uma imagem. A mudança entrou em vigor esta quarta-feira, 4 de Outubro, mas aplica-se a todas as notícias partilhadas anteriormente.

Se, até ao momento, as notícias apareciam no feed com uma imagem, um endereço da fonte e um título, a partir de agora, quando os internautas partilharem um artigo, este irá aparecer com uma imagem e o domínio do link no canto inferior esquerdo da fotografia, avança o The Guardian. Os utilizadores devem carregar na imagem para aceder à notícia.

Em Agosto último, o presidente executivo da rede social começou a falar destas possíveis alterações, alegando que seriam feitas para melhorar a estética da plataforma. “Isto vem directamente de mim. [Esta mudança] vai melhorar muito a estética”, escreveu.

Esta medida gerou alguma preocupação junto dos órgãos de comunicação social, já que condiciona a sua capacidade para atrair mais público. Nessa altura, a Reuters deu conta de que o objectivo de Musk era incentivar os utilizadores, incluindo os jornalistas, a escrever directamente na plataforma e diminuir a partilha de links externos, como forma de aumentar as receitas provenientes da publicidade.

Note-se que, durante o mês de Agosto, a rede social foi acusada de dificultar o acesso às notícias dos órgãos de comunicação social de que Elon Musk não gostava, de que são exemplo a Reuters e o The New York Times.

Na terça-feira, 3 de Outubro, Elon Musk disse na plataforma que são raras as vezes em que lê a imprensa tradicional. “Qual é o interesse em ler mil palavras sobre algo que já foi partilhado no X vários dias antes?”, pode ler-se na publicação.

Como resultado destas alterações no funcionamento e estética, alguns meios de comunicação social como a National Public Radio (NPR) e a Australian Broadcasting Corporation (ABC) abandonaram a plataforma.

A vice-presidente da Comissão Europeia com o pelouro da Transparência, Vera Jourová, afirmou, em Setembro, que o Twitter abandonou o código de boas práticas e que se tornou na rede social “com o maior rácio de desinformação”.

Sugerir correcção
Comentar