Rangel e Paixão Martins serão comentadores da CNN Portugal. Sousa Tavares na TVI às quintas-feiras

Consultor do PS entre Março e Setembro, Luís Paixão Martins também trabalhou com o partido nas últimas legislativas. Canal de informação terá mais mudanças lá para Novembro.

Foto
Paulo Rangel, actual vice-presidente do PSD, é também eurodeputado desde 2009 Anna Costa

A oito meses de novas eleições europeias, o eurodeputado e vice-presidente do PSD Paulo Rangel vai voltar ao comentário televisivo semanal: estreia-se ainda em Outubro, em princípio, dia 16, nas noites de segunda-feira na CNN Portugal. Há uma possibilidade de a estreia poder ser antecipada para a próxima semana, quando o canal também tem a entrevista de Luís Montenegro. Não é ainda certo que Paulo Rangel, eurodeputado desde 2009, volte a ser candidato pelo PSD e, se for, que lidere a lista, como aconteceu nas três vezes em que concorreu a Bruxelas.

No programa Crossfire, o social-democrata, que já se candidatou à liderança do PSD por duas vezes (contra Passos Coelho e Rui Rio), terá como interlocutor o antigo ministro da Saúde socialista Adalberto Campos Fernandes, disse ao PÚBLICO o director da CNN Portugal, Nuno Santos. O ex-governante tem-se mostrado relativamente crítico de algumas opções do primeiro-ministro: em Maio, no confronto Costa-Marcelo por causa da demissão de João Galamba, disse que a reacção do primeiro (de se manter ao lado do ministro das Infra-estruturas) era de uma “profunda injustiça” para com o Presidente (que até o ajudou quando a solução governativa era a “geringonça”).

Em Julho, em entrevista ao PÚBLICO, Campos Fernandes lamentava a falta de peso político que o actual titular da Saúde, Manuel Pizarro, tem revelado; e, na recente polémica sobre o silêncio de Costa no Conselho de Estado, considerou que essa atitude é um sinal da “degradação política” da relação entre o primeiro-ministro e o Presidente.

Numa altura em que a concorrente SIC Notícias está a proceder a ajustamentos, sendo o mais “sonoro” a estreia de Pedro Nuno Santos como comentador à segunda-feira, a CNN Portugal vai colocar, sensivelmente no mesmo horário, Rangel e Campos Fernandes, mas também uma nova rubrica com Luís Paixão Martins, o último guru da comunicação e estratégia de marketing do PS (esteve nos bastidores de três maiorias absolutas — Sócrates, Cavaco e Costa). Será um espaço de cerca de 15 minutos, segundo o director Nuno Santos, para abordar, naturalmente, a actualidade política e a comunicação.

Luís Paixão Martins trabalhou com os socialistas na campanha eleitoral para as legislativas de Janeiro de 2022, que lhes deram a maioria absoluta, mas foi chamado novamente por António Costa em Março deste ano, quando o PS sofreu uma forte e continuada queda nas sondagens, e terminou o contrato com o partido em Setembro.

Um regresso aguardado na área da informação no canal de Queluz, mas desta feita na TVI, é o de Miguel Sousa Tavares, anunciado na Gala das Estrelas, no início de Setembro. A estreia da Quinta Coluna, a nova rubrica do jornalista no Jornal Nacional, está marcada para 19 de Outubro, aponta Nuno Santos. A formatação ainda está a ser finalizada, mas serão cerca de 15 a 20 minutos para abordar a actualidade e também para temas à escolha do jornalista, como era seu apanágio em participações anteriores no noticiário da hora do jantar.

A participação de Sousa Tavares na antena da TVI já assumiu diversas formas nas últimas duas décadas: foi comentador com espaço próprio no noticiário, foi comentador residente durante todo o jornal televisivo do horário nobre, e até foi o editor do então Jornal das 8 das segundas-feiras, onde também comentava as notícias que escolhia e fazia entrevistas.

Ainda este mês, a CNN Portugal lança podcasts de José Alberto Carvalho e Anselmo Crespo e de diversos programas do canal. Apesar destas entradas novas e ajustamentos, Nuno Santos afirma que haverá mudanças estruturais em finais de Novembro, quando a CNN Portugal comemorar o segundo aniversário.

A CNN Portugal veio ocupar o lugar da TVI24 desde 2 de Novembro de 2021, numa parceria entre a Media Capital e a CNN norte-americana. Actualmente é líder de audiências entre os canais considerados de informação (SIC Notícias, RTP3), mas está atrás da CMTV (que tem licença de canal generalista, mas mantém um forte pendor informativo).

Notícia corrigida porque Paixão Martins não esteve nos bastidores de todas as maiorias absolutas como era inicialmente referido

Sugerir correcção
Ler 6 comentários