As portas que o Mira abriu: dez anos das galerias que ampliaram o mapa do Porto

Abriram numa artéria escondida do Porto e forçaram a cidade a olhar para Campanhã. Arrastaram artistas e público, devolveram à comunidade o orgulho na rua. Pode a arte mudar um território?

Foto
Galerias Mira abriram na Rua de Miraflor há dez anos Nelson Garrido

O lugar de residência fez-se tema numa conversa casual e Alfredo contou ter morada na Rua de Miraflor. O interlocutor reagiu de imediato, atirando nova pergunta: “Na rua das galerias?!” Ele, orgulhoso e provocador, barafustou de volta: “Sim, porquê? Achas que não tenho categoria para aquela rua?” A história foi contada pelo próprio a Manuela Matos Monteiro, sempre desperta para as memórias e sentimentos da artéria onde, a 5 de Outubro de 2013, abriu as galerias Mira. E Manuela trá-la à conversa com o PÚBLICO como prova de uma das alegrias maiores dos últimos dez anos: a ideia de as galerias de arte criadas por si e por João Lafuente terem sido útero para uma outra vida em Miraflor. “Uma certificação de que a rua valia mesmo a pena.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar