IL quer círculo de compensação de 40 deputados — em 2022, CDS e RIR teriam eleito

PS já defendeu a criação de um círculo nacional, embora no programa eleitoral de 2022 tenha deixado cair a proposta. No ano passado, terá havido 730 mil votos desperdiçados.

Foto
Se já fosse aplicado um círculo de compensação em 2022, Rui Rocha não teria sido eleito deputado pelo círculo de Braga, diz a IL Nuno Ferreira Santos

É o cumprimento de uma promessa eleitoral das legislativas de 2022 e definida quando João Cotrim Figueiredo era ainda deputado único da Iniciativa Liberal: o partido entregou no Parlamento um projecto de lei para a criação de um círculo eleitoral de compensação nas legislativas, à semelhança do que já acontece nas regionais dos Açores, composto por 40 deputados. Aplicando os cálculos aos votos nas legislativas de Janeiro do ano passado, o PS não conseguiria maioria absoluta, mas apenas 101 deputados, ao passo que a fragmentação partidária no Parlamento seria ainda maior, já que o CDS-PP e o RIR também teriam conseguido eleger deputados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários