Rapaz de 14 anos detido após tiroteio em shopping na Tailândia. Três pessoas morreram

Incidente aconteceu em Banguecoque, naquele que é considerado o centro comercial mais famoso do país e que atrai um elevado número de turistas. O jovem está a ser alvo de um interrogatório.

Foto
Incidente aconteceu num dos locais mais populares de Banguecoque EPA/RUNGROJ YONGRIT

A polícia da Tailândia deteve esta terça-feira um jovem de 14 anos por suspeita de matar três pessoas e ferir outras quatro durante um tiroteio num shopping de luxo, situado na cidade de Banguecoque. Segundo as autoridades, o jovem já está a ser sujeito a interrogatório.

O incidente aconteceu ao final da tarde, num momento em que o estabelecimento estava a ser frequentado por centenas de pessoas. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram as pessoas, incluindo crianças, a abandonar o edifício, depois de terem ouvido os primeiros tiros.

Shir Yahav, de 26 anos, uma das testemunhas, disse que o tiroteio "aconteceu durante apenas alguns minutos". "Vimos todas as pessoas a correr. Não entendemos o que se estava a passar", continuou, dizendo que ouviu "uns seis ou sete tiros".

Os serviços de emergência partilharam também uma imagem, na qual era possível ver um polícia a algemar um indivíduo caído de bruços no chão, e outra onde um polícia estava a recuperar uma arma do chão.

Este episódio ocorreu um ano depois de um antigo polícia ter matado 36 pessoas, incluindo ele próprio e 22 crianças, numa creche durante um ataque, no qual recorreu a uma arma de fogo e a uma faca.

Em 2020, um soldado matou, pelo menos, 29 pessoas e feriu outras 57 num tumulto que se estendeu por quatro locais em torno da cidade de Nakhon Ratchasima, no Nordeste do país. A violência e a posse de armas não são incomuns na Tailândia.

O Siam Paragon é considerado o shopping mais famoso da Tailândia e um dos locais mais populares da cidade, sendo uma atracção para os turistas estrangeiros. Em 2013, foi eleito o lugar mais fotografado do mundo pelo Instagram.

O primeiro-ministro Srettha Thavisin já expressou preocupação em relação ao incidente. “Estou a acompanhar a situação relacionada com um tiroteio em Siam Paragon [...] Estou mais preocupado com a segurança pública”, escreveu na plataforma X, antigo Twitter.

A administração disse que retirou imediatamente os clientes e funcionários, enfatizando que a segurança era o mais importante. “A Siam Paragon gostaria de expressar as suas profundas desculpas pelo incidente”, afirmou em comunicado.

“As autoridades conseguiram controlar a situação e deter o culpado”, pode ainda ler-se.

Sugerir correcção
Comentar