Em Armamar, terra de vinho, a maçã é rainha

No coração do Alto Douro Vinhateiro, Armamar é (também) um oceano de pomares, cortesia de um conde “visionário”. Por estes dias, faz-se colheita das maçãs, que se celebram entre 13 e 15 de Outubro.

armamar,alimentacao,reportagem,douro,fugas,agricultura,
Fotogaleria
Numa região onde a vinha impera, Armamar é também um oceano de pomares Nelson Garrido
neg nelson garrido - 20 Novembro 2021 - PORTUGAL - Douro - Paisagem Douro Vinhateiro, vinhas, barcos cruzeiros, rio Douro - 20 anos Douro Patrimonio Mundial da Unesco
Fotogaleria
Paisagem Douro Vinhateiro Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
13:28

“Só falta plantar debaixo da cama”, atira dona Céu da sua varanda no Largo da Fonte, bem no centro de Lumiares. O casario rodeia o largo relvado e um pouco mais adiante um portão de ferro abre-se para um pequeno pomar de árvores esguias, onde maçãs redondas reluzem sob uma rede finíssima. O pouco trânsito que por aqui passa no final desta manhã de final de Agosto é de tractores em cujos atrelados se empilham palotes de plástico carregados de maçãs —​ “andam na faina”, comenta. É num deles que chega o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho de Chãs, Rui Fernandes. Também ele anda atarefado na apanha das maçãs —​ é quase inescapável nesta zona, mais ainda na freguesia que dirige, composta por três aldeias, além da homónima e de Lumiares, também Gogim, onde, conta a história e conta a população, “nasceu” o cultivo de maçãs em Armamar, que se reivindica como “Capital da Maçã de Montanha”. “A região está praticamente lotada, não dá mais”, confirma Rui Fernandes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários