Morreu Michael Gambon, nome maior do teatro britânico, sempre em close up

Um dos mais celebrados actores britânicos, de uma presença em palco imponente, deixou também marca no cinema e em televisão. Foi em anos mais recentes o Dumbledore de Harry Potter. Tinha 82 anos.

Foto
Michael Gambon foi Albus Dumbledore em Harry Potter, à excepção dos dois primeiros filmes Reuters/JAMIE FINE
Ouça este artigo
00:00
08:04

Em anos recentes, tornou-se conhecido mundialmente enquanto Dumbledore, professor de Harry Potter na versão fílmica das aventuras do pequeno feiticeiro, mas essa será uma das partes menos relevantes da sua longa e prestigiada carreira. É certo que foi enquanto espectador de cinema, na Inglaterra do pós Guerra, que primeiro se interessou pela representação, mas era no teatro, onde se cruzou com lendas como Laurence Olivier ou Harold Pinter, que brilhava intensamente. Foi no palco que Michael Gambon, cuja morte aos 82 anos foi anunciada esta quinta-feira, construiu a sua lenda como um dos mais notáveis actores britânicos do século XX.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar