Fim-de-semana na TV: O Hábito do Taskmaster e os Lobos no mundial de râguebi

Há ainda O Exorcista, Mad Max: Estrada da Fúria, Vídeo Caseiro, O Homem do Tai Chi, Cinemax, Alentejo World Heritage Festival ou O Livro dos Sons.

Foto
A terceira temporada de Taskmaster começa no sábado na RTP1 Madalena Esteves/RTP
Ouça este artigo
00:00
08:24

CINEMA

O Exorcista
HBO Max, sábado, streaming

Em 1973 estreou-se esta adaptação do best-seller de William Peter Blatty, por sua vez baseado num suposto relato verídico de um exorcismo. O reconhecimento não tardou. No ano seguinte, o filme ganhou quatro Globos de Ouro e dez nomeações para os Óscares, vencendo nas categorias de melhor argumento adaptado e melhor som. Impôs-se como um clássico no género do fantástico e, na altura, foi considerado o filme mais aterrorizante de sempre. O filme chega à HBO Max um mês e meio após a morte de William Friedkin, o seu realizador.

Mad Max: Estrada da Fúria
Hollywood, sábado, 22h25

Num futuro pós-apocalíptico, perseguido por um passado tumultuoso, Max Rockatansky acredita que o único modo de sobreviver é não depender de ninguém para além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes liderados por Furiosa, uma mulher corajosa que anseia poder mudar o estado das coisas. Este bando, em fuga de uma cidadela tiranizada pelo implacável Immortan Joe, libertou um grupo de mulheres escravizadas. Sedento de vingança e determinado a recuperar cada uma das prisioneiras, o vilão dá início à mais implacável perseguição de sempre… Com realização, produção e argumento de George Miller – o criador da lendária personagem que encheu salas de cinema de todo o mundo na década de 1980 e que deu a Mel Gibson o reconhecimento internacional –, um thriller de acção carregado de adrenalina que retoma as aventuras de Mad Max.

Ornamento e Crime
RTP2, sábado, 23h35

O detective Espada e a sua amante envolvem-se em esquemas de extorsão com a “máfia” da construção civil. Mas a verdade é que, entre trabalhadores das câmaras municipais, empreiteiros, polícias e mulheres fatais, o risco de algo correr mal parece demasiado elevado... Uma história policial em ambiência noir realizada por Rodrigo Areias, segundo um argumento seu e de Pedro Bastos. A fotografia é da responsabilidade de Jorge Quintela, a banda sonora de Rita Redshoes e The Legendary Tigerman, e o elenco inclui os actores Vítor Correia, Tânia Dinis, Djin Sganzerla, António Durães, ngelo Torres, Ângela Marques e Valdemar Santo

Vídeo Caseiro
AXN White, domingo, 21h25

Annie (Cameron Diaz) e Jay (Jason Segel) são um casal em que a intensa paixão do início foi cedendo lugar à rotina e ao cansaço. Agora, quase têm de marcar hora para o sexo estar na agenda. Determinados a reacender a chama do desejo e do prazer, têm uma ideia que lhes parece genial: filmar-se a experimentar toda uma panóplia de posições sexuais. Porém, sem darem por isso, o vídeo é transferido para a “nuvem” e torna-o visível para todos os amigos e familiares da sua rede. Desesperados, Annie e Jay só têm um objectivo em mente: descobrir uma forma de apagar aquele vídeo caseiro. Uma comédia de Jake Kasdan datada de 2014. No elenco, além de Diaz e Segel, surgem actores como Rob Corddry, Ellie Kemper ou Rob Lowe.

O Homem do Tai Chi
AMC, domingo, 22h10

Há dez anos, Keanu Reeves estreou-se na realização com este filme em que também aparece como antagonista. A história centra-se em Tiger (Tiger Chan, que trabalhou com Reeves na saga Matrix), um jovem estudante de tai chi que é aliciado pela personagem de Reeves para combater em lutas ilegais. O elenco do filme falado em mandarim, cantonês e inglês inclui ainda nomes como Karen Mok, Ye Qing, Simon Yam ou Iko Uwais.

Hábito
RTP1, domingo, 1h15

Depois de um negócio de droga que dá para o torto e um traficante que fica no encalço dela e das amigas, uma rapariga hedonista de Los Angeles foge com elas e escondem-se fingindo que são freiras. É essa a premissa deste thriller cómico que marcou a estreia na realização de Janell Shirtcliff, que fez carreira na fotografia e nos telediscos. O elenco inclui Bella Thorne, Josie Ho e Paris Jackson (filha de Michael), bem como Gavin Rossdale, dos Bush, Alison Mosshart e Jamie Hince, ambos do duo The Kills, ou Andreja Pejic.

ENTRETENIMENTO

Taskmaster
RTP1, sábado, 21h09

Estreia T3. Chega à terceira temporada a versão portuguesa do concurso de comédia britânico, neste caso encabeçada por Vasco Palmeirim e Nuno Markl, que se tornou um fenómeno. Depois de duas épocas com Inês Aires Pereira, Jessica Athayde, Gilmário Vemba e Toy no elenco fixo, chegou a altura de um novo rol de concorrentes famosos: Madalena Abecasis, Wandson Lisboa, Gabriela Barros e Cândido Costa. António Raminhos é o convidado do primeiro episódio.

MAGAZINE

Cinemax
RTP2, domingo, 1h25

Numa parceria com o FILMar, projecto de digitalização de cinema português que tenha que ver com o mar, que é operacionalizado pela Cinemateca, o Cinemax, programa de Tiago Alves, exibe A Invenção do Amor, de António Campos, filme de 1965. Tiago Bartolomeu Costa, ex-jornalista do PÚBLICO e responsável pelo projecto, é o convidado.

MÚSICA

Alentejo World Heritage Festival
RTP2, sábado, 22h03

A 26 de Agosto, Cabrela, em Montemor-o-Novo, foi o palco do Alentejo World Heritage, a misturar cante alentejano, flamenco e fado, músicas ibéricas todas elas reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Ao longo dos seus três dias, passaram por lá Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquence, Barcelona Flamenco Ballet, Daniel Bernardes Trio, Os Músicos do Tejo, Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

O Livro dos Sons
RTP2, domingo, 23h05

No Jardim Botânico de Coimbra, a pianista portuguesa Joana Gama interpreta Das Buch der Klänge, ou O Livro dos Sons, peça do compositor alemão Hans Otte (1926-2007) dividida em 12 partes e datada de 1983. Esta actuação, com narração da própria música, a explicar a sua relação com a composição que interpreta, foi gravada em 2021.

INFANTIL

Inazuma Eleven Orion
Panda Kids, sábado, 20h

Estreia. Esta série anime gira à volta de uma equipa de futebol juvenil japonesa com os melhores jogadores do país. Faz parte da saga Inazuma Eleven e é a sequela de Inazuma Eleven: Ares.

Trilogia Rei Leão
Disney Chnanel, sábado, 14h10

O Rei Leão, filme de Roger Allers e Rob Minkoff, saiu em 1994, nos cinemas. Quatro anos depois, chegou uma sequela, realizada por Darrell Rooney e Rob LaDuca, e, em 2004, Bradley Raymond assinou um filme final. Estes dois últimos foram directamente para o mercado de home video, sem passarem pelos cinemas.

Ernest & Celéstine (VP)
Cinemundo, domingo, 12h35

Celéstine é uma ratinha órfã que sempre se sentiu incompreendida no mundo subterrâneo dos ratos. No orfanato onde foi criada, habituou-se a ouvir terríveis histórias sobre a crueldade dos ursos, que vivem no mundo superior e se regozijam com ratos ao pequeno-almoço. Certo dia, a ratinha decide deixar as profundezas e explorar o perigoso mundo lá de cima. É então que conhece Ernest, um urso bonacheirão que, ao contrário do que seria de esperar, adora música e fazer rir todos à sua volta. Porém, no universo dos ursídeos, não é nada normal ser-se amigo de ratos e essa relação vai colocá-los em situações complicadas que só uma amizade verdadeira será capaz de ultrapassar... Um filme de animação, co-realizado por Benjamin Renner, Stéphane Aubier e Vincent Patar, que se inspira nas delicadas personagens criadas pela ilustradora belga Gabrielle Vincent.

O Mundo Secreto dos Dragões (VP)
Panda Kids, domingo, 13h30

Draco é um jovem dragão que, desde que nasceu, vive escondido num vale com outros da sua espécie. É ele o centro desta aventura animada de 2020 com realização de Tomer Eshed, que tem por base o best-seller homónimo da escritora infantil alemã Cornelia Funke.

DESPORTO

Campeonato do Mundo de Râguebi: Geórgia x Portugal
RTP2, sábado, 12h54

Directo. Após uma estreia bastante competitiva contra o País de Gales, o segundo jogo dos Lobos no mundial de França é contra a Geórgia.

Sugerir correcção
Comentar