Quase cinco toneladas de cocaína escondidas entre bananas provenientes do Equador

A Autoridade Tributária apreendeu 4958,25 quilos de cocaína, dividida em 4352 placas, escondidas num contentor de bananas refrigeradas provenientes do Equador. A cocaína foi detectada a 31 de Julho.

Foto
4958,25 quilos foram apreendidos a 31 de Julho. Imagem de arquivo Tiago Petinga

Quase cinco toneladas de cocaína foram apreendidas na alfândega marítima de Lisboa, dissimuladas num contentor de bananas proveniente do Equador, anunciou esta sexta-feira a Autoridade Tributária (AT), responsável pela detecção da droga.

A cocaína, num total de 4958,25 quilos, foi detectada e apreendida a 31 de Julho. Contudo só esta sexta-feira foi anunciada a operação, uma vez que o produto estupefaciente foi entregue de imediato à Polícia Judiciária (PJ), "que prosseguiu com as diligências consideradas necessárias" para investigação da rede de tráfico, o que implicou a "não divulgação imediata das notícias", lê-se numa nota da AT.

A mesma fonte adiantou que a droga estava dividida em 4352 placas de cocaína, escondidas num contentor de bananas refrigeradas provenientes do Equador. A Lusa tentou obter mais esclarecimentos junto da PJ, o que não foi possível em tempo útil.

Esta já não é a primeira apreensão de cocaína proveniente da América Latina dissimulada em contentores e caixas de bananas, mas será uma das mais avultadas.

Em Maio, a PJ anunciou a apreensão, no Porto de Setúbal, de 4,2 toneladas de cocaína com "elevado grau de pureza" provenientes da Colômbia e transportadas até Portugal por via marítima num carregamento de bananas em paletes. Nessa ocasião, a PJ indicava tratar-se, em termos de quantidade, da maior apreensão do ano em Portugal e uma das maiores dos últimos anos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários