Depois do PS e Chega, Livre e PAN criticam comentários de Marcelo sobre decote de mulher

Chega junta-se à esquerda para criticar palavras do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa diz que comentário “não foi, de todo, sexista”.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa está no Canadá em visita oficial e tem contactado com a comunidade portuguesa em Toronto LUSA/Nuno Veiga
Ouça este artigo
00:00
06:13

Adensam-se as críticas dirigidas ao Presidente da República no campo político por causa dos comentários que teceu sobre o tamanho do decote de uma jovem que se aproximou dele durante uma visita oficial ao Canadá na sexta-feira. Depois de Isabel Moreira (PS) e de André Ventura (Chega), também Rui Tavares (Livre) e Inês de Sousa Real (PAN) criticaram as palavras proferidas pelo chefe de Estado em Toronto, durante uma interacção de mãe e filha com Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações ao PÚBLICO, à margem da acção de campanha do Livre na Madeira, Rui Tavares considerou que os comentários de Marcelo não representam a necessidade que um Presidente da República tem de defender o direito das pessoas à sua autonomia e de respeitar as escolhas dos seus concidadãos. Mesmo crendo que o Presidente da República não agiu de má-fé, o líder do Livre sublinha que a conversa informal acaba por colocar uma concidadã numa posição que não escolheu e que muito provavelmente é desconfortável.

Inês de Sousa Real juntou-se depois à onda de críticas que têm atingido o Presidente da República. Em conversa com o PÚBLICO, defendeu: “Não podemos num momento evocar a memória de Natália Correia — uma mulher que queria viver fora dos estereótipos, que teve essa disrupção de ser aquilo que queria ser e não aquilo que outros queriam que ela fosse — e depois, em pleno século XXI, assistir à normalização deste tipo de comentários. A líder do PAN considerou que Marcelo Rebelo de Sousa devia então clarificar que de facto, por um lado, disse aquilo sem malícia e, por outro, reforçar a importância de não se normalizarem estes comentários.

Tivemos recentemente o caso Rubiales em Espanha e a comunidade internacional mobilizou-se. Não estamos a equiparar a gravidade das situações, mas a verdade é que não nos podemos esquecer que vivemos num mundo onde existe uma violência doméstica e um assédio bastante acentuados e onde, muitas das vezes, palavras proferidas sem malícia podem vir a legitimar comportamentos com outras intenções, considerou.

Este domingo, questionado em Toronto pelos jornalistas sobre as críticas que as suas palavras suscitaram em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se espantado: "Não me diga. Nem sei o que hei-de comentar."

"Não era nenhum comentário sexista, não me ocorreu, quer para aquela jovem, quer para as velhinhas. Não era sexista, de todo", defendeu o chefe de Estado, em resposta. "No fim do passeio pela parte portuguesa de Montreal começou a chover, estava frio", e por isso, acrescenta, alertou "várias senhoras de idade, outras mais jovens".

Aprenda e peça desculpa

A primeira figura de destaque na classe política a censurar o chefe de Estado português pelo que disse numa conversa informal com as duas mulheres — Ainda apanha uma gripe: já viu bem o decote?, disse Marcelo a uma jovem emigrante no Canadá — foi Isabel Moreira. A secretária nacional do Partido Socialista (PS) já tinha tweetado na rede social X — onde já se acumulavam milhares de reacções às polémicas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa — que a noção explica-se e exigiu um pedido de desculpas ao chefe de Estado português.

Estamos em 2023. Não se trata uma mulher que não se conhece por tu fazendo uma ‘piadasobre o seu peso. Não se faz uma ‘piada sobre um decote. Quem ainda não percebeu isto e é Presidente da República aprenda. E peça desculpas. O sexismo dá cabo de nós. Não tem piada, criticou Isabel Moreira. E logo depois reiterou num segundo tweet: Um Presidente da República não faz piadas sobre decotes.

André Ventura também comentou as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa depois do episódio no Canadá. Partilhando nas redes sociais o título de uma notícia sobre o assunto, o presidente do Chega considerou que, se os mesmos comentários tivessem sido tecidos por ele, a resposta do público teria sido mais agressiva do que está a ser com o Presidente da República. Se fosse eu a comentar o decote de uma mulher em público, já teríamos dezenas de queixas na ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social]​, no Ministério Público e em mais não sei quantas associações e observatórios de defesa da igualdade de género, declarou.

Já viu bem o decote? e outras polémicas

Em causa está a interacção de Marcelo Rebelo de Sousa com duas mulheres, mãe e filha, durante um passeio numa região de Toronto com uma grande comunidade portuguesa — conhecida como “Little Portugal”. A mãe apresentou-se como Maria ao Presidente da República e, pondo depois a filha ao seu lado, frisou que a jovem tem o mesmo nome. Marcelo Rebelo de Sousa comentou então, com o dedo apontado à mulher mais nova: A filha é mais bonita do que a mãe. Ainda apanha uma gripe: já viu bem o decote?

É mais uma polémica protagonizada pelo Presidente da República depois de, há uma semana, ter comentado sobre o peso de uma mulher, enquanto ela se sentava numa cadeira junto a Marcelo Rebelo de Sousa para tirar uma fotografia com ele. Aconteceu em Alcáçovas, Viana do Alentejo, enquanto o chefe de Estado se preparava para captar uma fotografia com um grupo de cidadãos (maioritariamente do sexo feminino). Depois de oferecer a cadeira à mulher para se sentar, questionou: A cadeira aguenta?

Ainda no fim de Agosto, as declarações do Presidente português também foram mal recebidas, quando sugeriu que o beijo não consentido de Luis Rubiales, na altura presidente da Real Federação Espanhola de Futebol e um dos vices da UEFA, à futebolista Jennifer Hermoso era uma questão menor”, quando comparada com a guerra na Ucrânia.

Isto não é desmotivá-los, eu acho que é fundamental e o Presidente tem essa responsabilidade, que é resolver os problemas no sítio onde se vive. Mas, de facto, há coisas tão menores que ocupam a atenção das pessoas – beijou melhor ou beijou pior, ainda que tenha beijado, enfim… Bem, está bem, também são questões de princípio, fundamentais, mas perdemos tanto tempo no dia-a-dia com coisas menores, insignificantes, afirmou durante uma intervenção no jantar-conferência da Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide.

Mais tarde, questionado sobre se o beijo que havia mencionado no discurso era o do caso Rubiales ou se tinha sido mal interpretado, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Não, é uma questão de investigação de um crime de assédio sexual, é uma questão grave, mas há questões mais graves, como a morte em guerra, vidas humanas de um lado e outro, em número maciço. Em termos de destaque noticioso cada qual é livre, mas uma coisa é um acto criminoso individual a ser investigado, outra coisa é uma guerra com mortes, e a vida humana vale sempre mais do que tudo isso.

Notícia actualizada às 19h40 para acrescentar a reacção de Marcelo Rebelo de Sousa

Sugerir correcção
Ler 58 comentários