Habitação – O Governo deve aprender com os erros do passado

Os inquilinos mais carenciados atingidos pelo aumento do custo de vida devem ter apoio à renda, mas não é aos senhorios que cabe suportar esse custo.

Ouça este artigo
00:00
06:15

No ano passado, o Governo suspendeu a atualização automática das rendas, que previa um aumento de 5,43%, substituindo-a por um aumento de 2% com a promessa de compensar a perda de rendimento de 3,43% no IRS de 2023. Fez mal e este ano já admitiu a possibilidade de voltar a fazer algo semelhante, uma vez que a atualização legal para 2024 devia ser 6,94%. Citando Einstein, o Governo deve saber que “continuar a fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é insanidade”, razão por que, se voltar a desrespeitar os direitos dos senhorios e a repetir o erro, aumentarão os efeitos perversos da medida para a economia e a sociedade e diminuirão a credibilidade e a reputação do executivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários