Festival Lumière estreia o restauro de As Ilhas Encantadas

O “filme maldito” de Carlos Vilardebó e Amália Rodrigues vai ser apresentado no festival dedicado ao património cinematográfico, antes de ser mostrado, em 2024, em Portugal.

wim-wenders,robert-altman,amalia-rodrigues,cinema,culturaipsilon,festival-cannes,
Fotogaleria
wim-wenders,robert-altman,amalia-rodrigues,cinema,culturaipsilon,festival-cannes,
Fotogaleria
Em "As Ilhas Encantadas", Amália Rodrigues contracena com Pierre Clementi. Restauro e digitalização do filme de Vilardebó decorreu no âmbito do projecto FILMar
Ouça este artigo
00:00
05:26

Uma nova cópia restaurada e digital de As Ilhas Encantadas (1965), de Carlos Vilardebó, produzido por António da Cunha Telles e com Amália Rodrigues (1920-1999), vai ser apresentada na secção de tesouros e curiosidades do Festival Lumière, em Lyon, França, que reagrupa restauros de títulos mal conhecidos ou esquecidos propostos por cinematecas, arquivos e distribuidores de todo o mundo que tratam de recuperar o seu cinema clássico. No caso da edição 2023 do festival dirigido por Thierry Frémaux (de 14 a 22 de Outubro) cuja sede é a Rua do Primeiro Filme onde os irmãos Auguste e Louis Lumière filmaram a saída dos operários da sua fábrica, serão apresentados 14 filmes, que levarão a chancela Lumière Classics.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar