Imagens de satélite mostram inundações na Líbia, mas a tragédia vê-se mais perto

Imagem do dia do programa europeu de monitorização do clima mostra o “antes e depois” da tempestade Daniel. No terreno, as fotografias dão-nos uma visão mais real do drama.

Foto
À esquerda o deserto da Líbia a 2 de Setembro no seu estado normal e à imagem direita as áreas inundadas a 12 de Setembro em tons de verde claro e azul União Europeia, Copernicus Sentinel-2 imagery
Ouça este artigo
00:00
02:59

O programa europeu de monitorização do clima, o Copérnico, recua ao passado dia 10 de Setembro, domingo, para lembrar que "após a sua passagem pela bacia do Mediterrâneo, a tempestade Daniel atingiu as cidades líbias de Derna e Bengasi, arrasando edifícios e apanhando os cidadãos de surpresa". Dois dias depois, constatam os cientistas, mais de oito mil pessoas foram dadas como desaparecidas e registavam-se já 5200 vítimas mortais confirmadas. As autoridades referem que o número de mortes deverá aumentar.

Há também outras imagens de satélite divulgadas esta quarta-feira pela Reuters que mostram claramente os estragos da tempestade e das águas turvas que inundaram o país. O alvo dessas imagens é especificamente a cidade portuária de Derna.

25% da cidade de Derna desapareceu

Planet Labs PBC

As duas imagens, obtidas pelo satélite Sentinela-2 do Copérnico em 2 e 12 de Setembro, mostram o deserto líbio antes e depois da tempestade Daniel. "A imagem da esquerda mostra o deserto no seu estado normal, enquanto a imagem da direita mostra as áreas inundadas em tons de verde claro e azul." Os dados do satélite permitem identificar e cartografar as áreas afectadas pelas inundações em alta definição, garantindo uma monitorização precisa e uma resposta atempada durante as inundações.

O nível da água chegou a atingir os três metros em Derna

Planet Labs PBC

A passagem da tempestade Daniel pela Líbia foi devastadora. As chuvas fortes que atingiram a região leste do país do Norte de África nos últimos dias provocaram o colapso de duas barragens no rio Wadi Derna. Um enorme tsunami de água, lama e entulho desceu das montanhas e foi ganhando volume, atingindo violentamente a cidade portuária de Derna, que ficou parcialmente destruída e chegou a ter zonas em que o nível da água atingiu os três metros de altura. O Centro Nacional de Meteorologia líbio diz que a precipitação ultrapassou os 400 milímetros por hora, um valor que não se registava há quatro décadas. As autoridades apelaram na terça-feira à comunidade internacional para a entrega de ajuda humanitária "o mais rapidamente possível".

Al-Marj foi outra das cidades afectadas pela tempestade

Planet Labs PBC

Os cientistas climáticos referem que estas tempestades se tornarão mais intensas com o agravamento das alterações climáticas — e que atingirão o Mediterrâneo de forma irregular, podendo causar mais danos nos países que não estão preparados para estas catástrofes.

“A situação política complexa e o historial de conflitos prolongados na Líbia representam desafios ao desenvolvimento de estratégias de comunicação de riscos e de avaliação de perigos, à coordenação de operações de salvamento e, potencialmente, à manutenção de infra-estruturas críticas como as barragens”, afirmou, citado pela Reuters, Leslie Mabon, professor de sistemas ambientais na Open University, no Reino Unido.

Foto
Imagem de uma barragem perto de Derna, na Líbia Copérnico/via REUTERS

Antes da tempestade Daniel, o hidrólogo Abdelwanees A. R. Ashoor, da Universidade Omar Al-Mukhtar da Líbia, tinha avisado que as frequentes inundações do rio constituíam uma ameaça para Derna.

As fotografias e vídeos publicados em sites noticiosos internacionais e nas redes sociais mostram árvores derrubadas, veículos virados ao contrário, estradas destruídas e casas inundadas com a água acastanhada. “Há corpos por todo o lado: no mar, nos vales e debaixo dos edifícios”, descreveu Hichem Chkiouat, ministro líbio da Aviação Civil.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários