Poor Things e mais coisas, algumas selvagens, de Veneza 80

O balanço decisivo a fazer, se tal fosse possível, seria o que resultaria de uma avaliação disso que é estar a ser espectador hoje. É essa a incógnita. Quem melhor o representa?

Foto
O actor Bradley Cooper desempenha o papel de Leonard Bernstein em Maestro cortesia festival de veneza
Ouça este artigo
00:00
05:24

Acaba por ser um retrato dos espectadores de hoje que o filme-acontecimento da 80.ª edição de Veneza, o título que fez bater o coração de muitos, tenha sido Poor Things. No lugar de antigos terramotos que já foram sentidos nas duas semanas de risco sísmico que é suposto serem os festivais de cinema, e lembrando tremores de terra que no passado se chamaram, por exemplo, Underground, de Emir Kusturica, Wild at Heart, de David Lynch ou Crash, de David Cronenberg, aparece-nos agora a fazer babar alguns espectadores/críticos/jornalistas insuspeitos, mas uma grande maioria de suspeitos, o último filme do grego Yorgos Lanthimos. É o seu momento de reinvenção disneyniana, por via de uma fabulosa equipa de direcção artística que convoca quimeras à la Tim Burton, e o filme em que ele se senta no trono do mainstream. Ou como dizem os de diferentes países de expansão minoritária que querem pertencer à maioria: “Vai ser huge.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários