Surpreendentemente Saverio Costanzo, evidentemente Yorgos Lanthimos

Um será tradicional, o outro enfant terrible. Quem ganhou a quem em mais um dia de competição de Veneza: Finalmente l’alba ou Poor Things?

Foto
A Roma da Cinecittà no filme de Saverio Constanzo
Ouça este artigo
00:00
05:43

Se formos pelos aplausos, o ganhador do dia em Veneza é Poor Things. Dizem eles, os que gritam pelo grego Yorgos Lanthimos, os que tornaram a sessão do filme a mais aplaudida até agora da competição, que Poor Things "não se parece com nada". Parece-se, sim, com o romance gótico vitoriano: adapta um livro de Alsdair Gray (1934-2019) em que o autor escocês trabalhava ecos do Frankenstein de Mary Shelley criando no laboratório da sua imaginação um mundo retrofuturista de quimeras e outros monstros. Uma dica que talvez explique essa coisa do filme que não se parece com nada: tão aplaudidos como Lanthimos, na conferência de imprensa, foram os responsáveis pelos décors e pela direcção artística.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários