Luísa Lopes: “Falamos das quotas de género; e as quotas de idade?”

É neurocientista no Instituto de Medicina Molecular de Lisboa. A neurobiologia do envelhecimento é a área que Luísa Lopes investiga há mais de 20 anos. O café tem sido um dos alvos dos seus estudos.

Foto
NFS Nuno Ferreira Santos - 22 Agosto 2023 - Luisa Lopes , neurocientista em entrevista P2 verao Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
33:08

Sabia que há cinco sítios bem identificados em todo o mundo, em continentes diferentes, onde as pessoas vivem saudáveis mais de 100 anos? Sabia que a solidão faz mal à saúde, em particular à saúde do cérebro? E que a cafeína protege do declínio cognitivo? Não, este não é apenas mais um estudo de nutrição pouco fundamentado: as provas do efeito benéfico da cafeína acumulam-se. Disto tudo e ainda do que cada um de nós pode fazer em prol da saúde, do idadismo (a discriminação pela idade), de quotas para quem é mais velho e até da região de Portugal que mais gosta nos fala Luísa Lopes, neurocientista do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa. “Não temos grande respeito pela idade no nosso país”, lamenta a cientista nascida há 48 anos no Bombarral.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários