As cartas de Ben-Gurion para Rega: “Talvez devas despachar-te e vir para cá?”

Em 2015, uma leiloeira israelita ofereceu uma colecção de cartas do primeiro chefe de Governo de Israel a Rega Klapholz, estudante vienense por quem se apaixonou, e provocou uma minitempestade.

Foto
David Ben-Gurion (de pé, ao centro) declarou a independência do Estado de Israel em 1948 David Eldan - Israeli Government Press Office / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
07:17

A leiloeira definiu a colecção como “interessante”: são nove telegramas e 38 cartas, escritas à mão por David Ben-Gurion para Regina Klapholz, estudante de Medicina, com quem teve um caso entre 1932 e 1935. O público israelita teve uma reacção de curiosidade, mas houve também quem achasse que foi longe demais: na altura do romance, Ben-Gurion era casado e tinha três filhos com a mulher, Paula.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar