Missão da NASA e SpaceX chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional

A Crew-7 chegou em segurança à Estação Espacial Internacional este domingo, pelas 14h16 de Lisboa.

Foto
Missão da NASA e SpaceX saiu este sábado do Centro Espacial Kennedy, na Florida EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

A missão Crew-7 da NASA e da SpaceX chegou este domingo à Estação Espacial Internacional (EEI) a bordo da nave espacial Endurance Dragon, para se juntar à tripulação da Expedição 69 que se localizava no laboratório orbital.

A cápsula foi lançada a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida, por um foguetão Falcon 9 da SpaceX, fundada por Elon Musk. A descolagem aconteceu, conforme programado, às 3h27 de sábado (8h27 em Lisboa).

A missão Crew-7 (ou Tripulação-7, em português) é comandada pela astronauta Jasmin Moghbeli, seleccionada pela NASA em 2017, e pelo dinamarquês Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia. Viajam ainda na nave espacial os astronautas Satoshi Furukawa, da agência japonesa JAXA, e Konstantin Borisov, da russa Roscosmos.

A nave espacial acoplou-se, autonomamente e lentamente, à base de lançamento espacial do módulo Harmony da EEI. A acoplagem foi registada cerca de 40 minuto mais tarde do que o previsto, pelas 9h16 (14h16 em Lisboa).

A viagem ao laboratório orbital durou cerca de 30 horas, conforme confirmado pela NASA. Aproximadamente duas horas depois, após equalizar as pressões entre a nave Endurance e a EEI, a escotilha será aberta e acontecerá o encontro entre os recém-chegados e os astronautas da Expedição 69.

A descolagem, descrita pela NASA como "bem-sucedida", reforça o estatuto da Crew-7 como "um exemplo brilhante do poder da engenhosidade americana e do que é possível alcançar quando o trabalho é conjunto", escreveu o administrador da NASA, Bill Nelson, em comunicado.

Por sua vez, Agência Espacial Europeia aproveitou a presença de um aeronauta dinamarquês — o primeiro de sempre — para garantir que "Andreas abrirá caminho para a Europa na exploração espacial".

Até 1 de Setembro, detalha a NASA, o número de tripulantes a bordo da EEI aumentará para 11 até que os membros da Tripulação-6 regressem à Terra.

Sugerir correcção
Comentar