Mau tempo deixa 17 pessoas desalojadas na ilha de São Miguel

Duas famílias continuam a aguardar realojamento. Mau tempo provocou estragos e inundações em vias municipais e habitações, assim como em viaturas.

Foto
Mau tempo provocou 56 ocorrências em São Miguel Rui Soares

Quatro agregados familiares, num total de 17 pessoas, ficaram desalojados nas freguesias de Ginetes, Santo António e Remédios da Bretanha, na ilha de São Miguel, devido ao mau tempo, anunciou esta segunda-feira a Protecção Civil de Ponta Delgada.

Segundo disse à Lusa fonte da Protecção Civil da Câmara de Ponta Delgada, nos Ginetes ficaram desalojados um idoso e o filho, que foram acolhidos por familiares, enquanto nos Remédios se trata de um casal com um filho, que aguardam ainda realojamento.

Ainda nos Remédios, ficou desalojado um casal com cinco crianças, que aguarda igualmente realojamento, sendo que o casal desalojado de Santo António, com três filhos, foi realojado no Centro Paroquial.

A Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Ponta Delgada referem que foram registadas, devido à forte chuva, mais de 40 ocorrências nas freguesias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Sete Cidades, Mosteiros, Capelas, Santo António, Santa Bárbara, Remédios, Ajuda da Bretanha e Pilar da Bretanha.

De acordo com o município, as situações reportadas "estão, sobretudo, relacionadas com estragos e inundações em vias municipais e habitações, tendo também sido registados transbordos de ribeira e, consequentemente, danos de monta em viaturas".

Várias vias municipais estiveram cortadas ao trânsito nas freguesias dos Ginetes, Capelas, Santo António, Remédios e Ajuda da Bretanha, segundo a Protecção Civil de Ponta Delgada.

O Departamento de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada está, entretanto, a "efectuar o levantamento dos prejuízos sociais resultantes da intempérie e a acompanhar, de perto, a situação das famílias realojadas, em articulação com o Instituto de Segurança Social dos Açores.

Cinquenta e seis ocorrências, como inundações, foram registadas entre a noite de domingo e esta segunda-feira nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, na sequência de chuvas fortes, anunciou a Protecção Civil.

O agravamento do estado do tempo ocorreu devido à passagem de uma ondulação frontal pelo arquipélago dos Açores.

A previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, motivou a emissão, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de um aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para o grupo Oriental (a que pertence a ilha de São Miguel) durante a noite passada.

Sugerir correcção
Comentar