Governo apoia 92 municípios afectados pelas cheias, mas só “gasta” metade do previsto

Loures e Lisboa são os municípios com maior volume de comparticipação e Região de Lisboa e Vale do Tejo “leva” quase metade dos apoios.

Foto
As cheias do passado Inverno afectaram várias zonas de Área Metropolitana de Lisboa LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS
Ouça este artigo
00:00
05:06

O Governo fez publicar, na semana passada, em Diário da República, um despacho conjunto em que fixa as condições de apoio financeiro do Estado à reposição e reparação de infra-estruturas e equipamentos públicos municipais destruídos pelas cheias e inundações de Dezembro e Janeiro passados. De acordo com o documento serão apoiados 92 municípios do território continental português, num montante total de 48,389 milhões de euros, a atribuir em 2023 e 2024. As comparticipações aprovadas pelo Governo variam entre os 40% e os 60% dos investimentos (candidaturas apresentadas pelos municípios) considerados elegíveis, mas os quase 48,4 milhões de euros que o Estado central vai atribuir às câmaras ficam muito aquém do limite de 91 milhões de euros de apoios anunciado em Março pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar