Bordalo II mancha de vermelho a sinalética do Campo Pequeno com referência a touradas

Artista plástico português pôs tinta vermelha nos símbolos da tourada que foram repostos em alguma sinalética referente ao Campo Pequeno. Em 2021, já se tinha manifestado contra as touradas.

Foto
O artista plástico utilizou tinta vermelha na sinalética sobre o Campo Pequeno para se manifestar contra as touradas Bordalo II (artista)
Ouça este artigo
00:00
02:41

É mais uma intervenção clandestina de Bordalo II, desta vez em protesto contra as touradas. Depois de ter instalado um tapete ilustrado com notas de 500 euros no altar-palco que recebeu um dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, o artista português regressou às ruas de Lisboa e manchou com tinta vermelha os sinais de trânsito que representam o Campo Pequeno como uma praça de touros.

As fotografias e um vídeo da intervenção foram publicadas na conta oficial de Bordalo II com a mensagem: “Anti Tourada. Que o Campo Pequeno sirva apenas para espectáculos não barbaró-labregos”, escreveu, acrescentado uma hashtag que apelava à cultura sem violência animal. O apelo surge numa altura em que os símbolos com referência às touradas voltaram à sinalética rodoviária em Lisboa, quatro anos depois de terem sido retirados a pedido do PAN.

Até às 9h desta sexta-feira, a publicação de Bordalo II reunia quase 32 mil gostos e centenas de comentários — alguns dele de apreço pelo protesto artístico, outros em tom de crítica pelos danos causados na sinalética rodoviária e pela falta de respeito pela cultura portuguesa, como comentou uma das internautas que reagiu à publicação no Instagram. Diogo Faro, humorista também conhecido como Sensivelmente Idiota, escreveu: [Carlos] Moedas não tem descanso.

O Campo Pequeno já tinha sido o foco dos protestos de Bordalo II contra as touradas. A 26 de Agosto de 2021, o artista plástico partilhou uma imagem da palavra Não escrita com tinta vermelha na calçada em frente a uma das entradas do Campo Pequeno. A letra A não tinha til, mas estava ornamentada com dois cornos, numa referência aos touros. Apelando à participação numa manifestação ao fim da tarde daquele dia, defendeu que a tinta é fácil de apagar, mas a ideia fica entranhada nas pedras da calçada”.

É a evolução dos tempos, habituem-se, prosseguiu. Ser antitourada é obviamente um sinal de progresso. Estamos em 2021 e não vejo nenhuma justificação para haver taradinhos que têm prazer em fazer mal, e outros que se excitam a ver alguém sofrer, até à morte. No dia desta publicação, realizar-se-ia no Campo Pequeno uma homenagem ao cavaleiro tauromáquico João Moura, que será julgado em Setembro por suspeita de maus tratos aos cães que estavam ao seu cuidado entre 2019 e 2020 em Monforte.

Acho uma ironia de mau gosto doentio ser no Dia do Cão que se faz uma ‘homenagem’ a um escroto que, como todos sabemos, é acusado e processado por maus tratos aos seus fiéis amigos. Que m**** de gajo, escreveu à época no Instagram. Afirmando que não conhecia a autoria daquela manifestação no Campo Pequeno, disse que a apoiava a 1000%: Apesar de ilegal (uuuu, que medo, que rebeldia, malandros, pá), é mais cultura que essa actividade primitiva nojenta que tem os dias contados.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários